segunda-feira, 23 de junho de 2008

Desenvolvimento do jogo de airsoft

Jogar ao airsoft, é introduzir-se num mundo de experiências próprias do combatente, no campo de batalha, que neste caso, é simulado e completamente seguro para os participantes. Mas também é combinar outras actividades que adaptadas aos meios e materiais usados para a prática do airsoft, fazem desta actividade lúdico-desportiva, uma aventura, uma aposta de tempo livre.
Ser jogador de airsoft, implica adquirir uma condição física adequada, porque o desenvolvimento dos jogos, em muitas ocasiões, vão requerer uma forma física proporcional ao esforço que se desenvolve.
Actualmente existem várias disciplinas relacionadas com a prática do airsoft e que podemos resumir nestes parágrafos:
a) Airsoft tipo Arcade, em campos delimitados por terrenos de pequena dimensão e com objectivos concretos e confrontações dos participantes de forma directa.

a.1. Jogos da categoria Speed Bll:
Períodos de tempo concretos. Uma bandeira equidistante da zona de saída dos jogadores. Objectivos, levar a bandeira à zona de saída, ou eliminar a equipa adversária.

a.2. Jogos da categoria Conquista:
Períodos de tempo concretos. Uma equipa assalta uma posição e a outra defende a sua bandeira. Objectivo, levar a bandeira do adversário para a própria base, junto com a sua.

a.3. Jogo de categoria Bases:
Períodos de tempo concretos. Cada equipa deve defender a sua base e tentar tomar a do adversário. Objectivo, levar a bandeira do adversário à sua base, junto com a sua bandeira.
b) Airsoft tipo MILSIM (Simulação militar), em campos de jogo de grandes extensões, onde as equipas devem desenvolver missões de combate, de infiltração e de outras modalidades, em atenção aos objectivos que lhes sejam especificados, com uma duração que oscila entre as várias horas e os 2 dias de jogo continuado.

b.1. Estabelecido um determinado horário de inicio e finalização do jogo, com uma duração de 4 horas ou de 48 horas, segundo o desenvolvimento do jogo e jogos propostos, os objectivos, serão múltiplos, assim como as actividades concretas a realizar neste período de tempo. O sistema de distribuição das equipas, será similar aos jogos a categoria Bases, com a salvaguarda de certos aspectos que diferem ao aumentar o tempo de jogo, Características próprias deste tipo de jogo de simulação seriam:

b.1.1. Criação de duas ou mais zonas de vida, onde as equipas criarão a sua base, com intenção de pernoita, alimentação, etc.

b.1.2. O desenvolvimento do jogo, estaria estabelecido com base em jogos continuados, baseados em modelos tipo, PATCOM (patrulhas de combate), PRECON (patrulhas de reconhecimento), NEO (patrulhas de protecção de autoridades e pessoal civil), CSAR (patrulhas de busca, combate e resgate para a detecção, extracção, localização, identificação de objectivos e resgate de pessoas em zona inimiga).
c) Airsoft Técnico, com desenvolvimentos de tiro prático, adaptados para armas curtas (réplicas de pistola) e compridas (réplicas de espingarda e pistola-metralhadora), pistas de orientação pelo mapa ou pela bússola, patrulhas de tiro, do tipo topográfico com resolução de estações (de reconhecimento de objectivos, identificação de objectivos, prática de tiro, etc.) e resolução de treinos práticos, onde os jogadores enfrentam-se em provas concretas, onde devem aplicar-se os conhecimentos tácticos de combate, para a sua resolução)
Cada modalidade de airsoft, envolve uma série de teste de qualificação, que vão desde a simples vitória por conquista de objectivos, à divisão de pontos, mediante o alcance dos objectivos propostos.
Também existe a figura do árbitro, que é quem dirime todas as questões relativas ao jogo. O árbitro é uma figura de ordem dentro do esquema dos jogos, sejam do tipo que sejam, que situado em qualquer momento das resoluções de tudo o que aconteça num jogo, comprovam o correcto uso das armas, a correcta actuação dos jogadores e mantém controle sobre as baixas de jogadores e sobre o próprio jogo, para indicar o início, o fim, o êxito ou fracasso de uma missão, ou a execução de um objectivo.
Nos eventos que se realizam normalmente, a estrutura costuma combinar este tipo de jogos de airsoft, dando cada vez mais importância ao airsoft técnico e ao airsoft táctico, englobado em jogos tipo MILSIM. E onde as equipas participantes, cada vez vão adquirindo maior capacidade de trabalho e níveis de actuação, dotando este eventos de um autêntico espírito competitivo e favorecendo um correcto desenvolvimento desta actividade.