segunda-feira, 9 de junho de 2008

O que é o airsoft? III

O airsoft e um desporto dinâmico, que precisa de terrenos amplos, mas sem uma necessidade básica de infraestruturas concretas, porque um campo de batalha para airsoft, surge em qualquer lugar apto ao desenvolvimento do jogo. Se a aposta ocorre num bosque, o jogador de airsoft se adaptará a esse tipo de ambiente e como já se explicou anteriormente, usará elementos que lhe proporcionem vantagem ou facilidade para o desenvolvimento das suas estratégias e planos de jogo. Se o jogo se desenvolve num ambiente urbano, campo aberto, recintos fechados, etc., o jogador de airsoft continuará adaptando-se e envolvendo-se activamente para que o jogo seja atractivo e a simulação que se pretende, seja do nível de satisfação e exigência dos jogadores, que são os primeiros interessados nesse nível de simulação concreto. 
Para um correcto desenvolvimento de um jogo de airsoft, à parte do exotismo dos seus materiais, são necessárias outras condicionantes que devem estar perfeitamente executadas. A actividade em si, deve estar autorizada pela autoridade competente já que se trata de uma actividade de simulação, que fora do contexto em que se pratica, poderia resultar ofensiva. Outra questão muito importante é que o campo de jogo, conte com o consentimento do seu proprietário e que esteja perfeitamente sinalizada a actividade que se está realizando dentro, para evitar mal entendidos e situações desnecessárias. 
O airsoft como actividade lúdica, nasce em plena revolução industrial e social no Japão, na década dos anos 80. Esta actividade desportiva, teve logo grande aceitação entre adeptos de muitos países da Europa e da América do Norte. Com o passar dos anos e com o crescimento do número de adeptos e praticantes desta modalidade desportiva, foram criando-se clubes, associações e federações dedicadas à divulgação do airsoft como disciplina desportiva e recreativa. Em Portugal atinge o seu auge em 2006, existindo equipas, clubes e associações promotoras do desporto, trabalhando, divulgando e participando em eventos de nível local, regional, nacional e até internacional. Cada dia encontramos mais adeptos entre os jovens e adultos da sociedade portuguesa. 
Com carácter geral, realizam-se por todo o território português, eventos e concentrações de jogadores, equipas, clubes e associações. Estes eventos vão adquirindo paulatinamente, maior referência e os jogadores de airsoft mobilizam-se, aparecendo com cada vez maior número e interesse. 
Estes eventos de carácter supra-regional, aglutinam muitas vezes grupos de mais de 100 pessoas e as idades compreendidas oscilam entre a idade mínima para a prática que são os 18 anos e os 99. 
O grupo mais numeroso sem dúvida estará dentro do escalão etário dos 18 aos 30 anos. Entre os praticantes de airsoft, encontram-se pessoas de todos os estratos sociais e das mais diversas ocupações. São numerosos os jovens estudantes e também podemos encontrar agentes das forças de autoridade, militares, funcionários públicos, operários, empresários, etc. 
O airsoft é um desporto, sendo que não precisa mais do que entusiasmo e vontade de superar-se individualmente e sobretudo em equipa, respeitando o meio ambiente, o local onde se joga e acima de tudo não gerando resíduos, nem marcas, manchas ou odores, porque as bolas de PVC utilizadas muitas das vezes são biodegradáveis. 
A prática de airsoft, requer alguns elementos básicos de autoprotecção, dada a baixa perigosidade deste desporto, sómente se exigem uns óculos de protecção para os olhos, ficando ao bom critério de cada desportista o uso de outros elementos de protecção e segurança. Estes óculos de protecção para os olhos, devem ser capazes de suportar o embate de uma bola de PVC a uma distância inferior a 30cm e não se partir, nem sofrer qualquer alteração.

Sem comentários: