sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Detalhes sumarentos - Revelar destaques! Expor sombras!

Existem imensas coisas bonitas para fotografar em queda: as frescas folhas coloridas; as brilhantes maçãs vermelhas e as abóboras cor de cera. Infelizmente toda aquela bonita luz de Outono pode fazer as suas fotos parecerem com muito contraste. Enquanto algum contraste dá às suas fotos a necessária rotura, luzes demasiado brilhantes podem deixar as suas fotos com feios pontos brancos que imprimem brancos gritantes. Sombras demasiado escuras podem ir até ao preto, bloqueando áreas onde quer ver detalhe.

Entre no Adobe Photoshop's, ferramenta Shadow/Highlight - excelente para a correcção de imagens com fundos escuros ou primeiros planos muito brilhantes.
É também excelente para mostrar detalhes que estão escondidos por muita escuridão ou luminosidade.

Shadow/Highlight trabalha mais como uma ferramenta de limpeza do que o faz Dodge ou Burn, que encontra arestas e melhora-as para revelar e criar detalhes. E trabalha muito bem. Os Passos 1 a 4 são simples; siga através do Passo 5 para um bónus de pontos extra.

PASSO 1Copie aquele fundo. Não quer arruinar o seu original, assim faça uma cópia do layer do fundo (o único layer que existe de momento) e trabalhe nisso. Vá a Layer > Duplicate Layer e clique OK. Olhe para a sua palete de Layers (se não a consegue encontrar, clique F7 para a fazer esconder ou aparecer). Agora tem dois layers, o seu Fundo e a Cópia. Irá seleccionar a Cópia, pode seguir para o Passo 2.
PASSO 2Escolha Shadow/Highlight. Pegue a ferramenta de que precisa indo a Image > Ajustments > Shadow/Highlight. Se vir um intimidante número de opções, desactive Show More Options. Vai ver uns relaxantes dois cursores: um para Shadows e outro para Highlights.
PASSO 3O Shadow sabe. As definições de defeito desta ferramenta estão destinadas à reparação de imagens com fundos escuros, mas para a maioria das situações esses números irão provavelmente parecer demasiado fixos. Para se lembrar de como a sua foto era antes, desactive o Preview. É interessante o que a ferramenta pode fazer, mas não é o mesmo que tirar uma foto no exterior, as pálidas sombras resultantes nas árvores são irrealistas e simplesmente estranhas.
PASSO 4Luz da sua vida. O nascer do Sol brilhante é bonito, mas demais é cegante (especialmente nas abóboras sempre com cores quentes). Até mesmo para fora da imagem, temos de lhes baixar o tom. Peque no cursor Highlights e mova-o lentamente para a direita. Luminosidades geralmente requerem um toque mais suave do que as sombras e tem a tendência para parecer demasiado trabalhada no Photoshop rapidamente. Ainda precisa de mais trabalho? Siga para o Passo 5.
PASSO 5Aquelas irritantes opções avançadas. Se ainda não gosta do aspecto da sua imagem, seleccione ‘Show More Options’.
LARGURA DOS TONS: Isto define o tamanho do leque de tons que quer para luminosidade ou sombra. Tente baixar para 50% da definição se achar que muitos meios-tons estão a ser afectados.
RAIO: Isto monitoriza quantos pixels escuros ou claros serão contados como sombras ou luminosidades. Imagens pequenas devem ter um raio pequeno. Se estiver a trabalhar numa imagem com 72 dpi, baixe-o para perto de 10. Se estiver a trabalhar numa foto maior, o valor por defeito, 30, deve ser suficiente. Um Raio definido muito alto pode não apresentar detalhes suficientes.
CORRECÇÃO DE COR: Não gosta da forma que a ferramenta afectou as cores em luminosidades e sombras que alterou? Pode aumentar ou diminuir a sua saturação movendo a Correcção de Cor para a esquerda para a baixar, ou para a direita para a levantar. Isto é uma questão de gosto.
CONTRASTE DE MEIOS-TONS: Isto é confortantemente óbvio: mova-o para a esquerda ou direita para baixar ou aumentar o contraste.
CLIP: Genericamente falando, não mexa no Clip. Se quer que os seus tons mais escuros virem pretos ou os mais claros virem brancos, pode aumentar a percentagem. Mas desde que a única razão porque abriu esta ferramenta foi para reduzir o contraste, é provavelmente melhor deixá-lo em paz.

Sem comentários: