segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Kar98K Sporter

Fabricante: Marushin
Modelo: Kar98K Sporter
Capacidade: 5
Peso: 2700 g
Power: 290 fps (0.34g)
Power Source: HFC134a
Blowback: Nenhum
Hop-up: Adjustable LD-2
Modo de tiro: Acção manual
Construção: Madeira real, alumínio, ABS

Prós
+Construção e acção bastante realística
+Excelente acabamento
+Força decente fora da caixa
+Ejecção de cápsulas

Contras
-Pouca capacidade
-Calibre 8mm
-Ejecção das cápsulas

Veredicto
Um fuzil baseado no Kar98k muito realístico com um aspecto único e um realismo insuperável. Carregando este fuzil com clipes abertos e accionando a acção para carregar as cápsulas é uma experiência acima de qualquer máquina de costura eléctrica!

Um fuzil alemão

Se você pensou que o Kar98 do ano 98 tem 10 anos de idade, você foi enganado por uma centena de anos. Quando este fuzil foi adoptado, foi considerado um fuzil curto, daí o nome Karabiner, o que é obviamente o alemão de carabina. O modelo Kar98k (por Kurz) foi reduzido ainda mais para a utilização da Wehrmacht, em 1935, mas mesmo com esta alteração ele ainda tinha 1110 mm de comprimento. Com os seus 600 milímetros (~ 24 ") de cano seria um sniper rifle pelos padrões de hoje. A Kar98k tem um carregador com uma pequena capacidade de cinco, mas tendo em vista o poder de fogo do homem de infantaria foi equilibrado com a utilização eficaz de metralhadoras a nível de esquadra.
Os desenhadores na Mauser realmente colocaram o dedo na ferida na sua concepção original, porque a acção da Mauser é uma norma muito difundida entre fabricantes de fuzis de todo o mundo, da Europa à Ásia e aos Estados Unidos. Podemos dizer que é para as espingardas de ferrolho aquilo que o recuo do cano curto de Browning é nas pistolas automáticas. A esta luz não é de estranhar que tenha desovado muitas variantes desportivas e de caça, mais ou menos com base na mesma acção dos tempos do Império Alemão.

Operada a gás, ejecção das cápsulas

A mais intrigante característica da série Marushin Kar98k é a operação, que é claramente mais realista do que qualquer APS ou VSR e até mesmo um grau superior em comparação com as espingardas STAR e Tanaka. O gás é carregado em um surpreendentemente grande tanque de gás escondido dentro do ferrolho e as BB’s são carregados nas cápsulas de latão. As munições podem ser carregadas no carregador da espingarda, um por um, ou com a ajuda de um clip se você estiver com pressa e necessidade da conveniência. Cápsulas extra estão disponíveis e podem ser transportadas em bolsas da era da Segunda Guerra Mundial! Uma carga de gás é suficiente para dezenas e dezenas de disparos, assim você recarregará a espingarda umas quantas vezes antes de despertar da imersão no jogo e pegar na garrafa de gás.
É uma sensação totalmente diferente de jogar com uma espingarda de ferrolho deste tipo, em comparação com as livre de problemas armas eléctricas ou até mesmo a acção mais exigentes das espingardas de ferrolho, que apenas lhe permitem disparar uma BB por vez. Sem dúvida que não é fácil, mas a sensação de que você sente quando pega este fuzil nas suas mãos com apenas quatro cápsulas no carregador e uma na câmara é como entrar numa máquina do tempo. O acto de abater um adversário está num nível completamente diferente!

Utilizando o Marushin Kar98k exige uma rápida e decisiva acção de carga, mas com toque direito ele não falha – e irá suavizar num curto período de tempo quando começar a usá-lo. Dispara as BB’s com bastante precisão, e a primeira fase de aceleração acontece ainda dentro da cápsula. O cano tem dois núcleos hop-up para providenciar suficiente apoio para as pesadas BB’s.
A potência de origem são uns dignos 290 fps com HFC134a e 0.34g BB’s, o que significa 1,32 joules de energia e equivale a quase 380 fps no "0.2g mundo". Estes números são ainda perfeitamente legal até mesmo no Japão, pois os modelos airsoft de 8 milímetros são isentos do estrito limite 0,98 Joule, e têm de ser inferiores a 1,64 joules por sua vez. Usando Top Gás aumenta a energia de 1,92 joules, o que equivale a energia de uma 0.2g BB viajando a mais de 450 fps! No entanto, a alta pressão do gás requer que você bloqueie uma válvula de descarga ao lado da válvula de encher. Não podemos recomendar-lhe para tentar isto no seu próprio país.
Com as armas gás blowbacks tornando-se cada vez mais populares, há um natural esforço para tornar a acção manual das armas de certa forma mais atraente. O blowback seria difícil de executar para estes, mas a utilização de cápsulas é algo que as blowbacks a gás não podem oferecer de uma forma sensata. Já vi shotguns Tanaka (não esquecer o Airsoft Cirurgião Slugshot e Buckshot!), a versão Tanaka recém liberada a gás em cápsulas do seu famoso M500 com a SAA próximo na linha, de forma que espingardas de ferrolho merecem bem como alguma atenção.
Para ser honesto, modelos de ejecção de cápsulas não são para todos. Com uma capacidade de cinco e um virtual "tem " de apanhar as cápsulas, é preciso muita habilidade e a correcta mentalidade para usar essas armas no campo. Se você for homem o suficiente para assumir o desafio, não é inédito de ver a estes em acção nos domínios batalha, mas para o resto de nós eles ainda são muito divertidos por andarem à procura das cápsulas!

Sem comentários: