terça-feira, 26 de agosto de 2008

Rugido do passado! MARUSHIN CZ-75

LOUCURA A GAS BLOWBACK COM EJECÇÃO DE CÁPSULAS!

A japonesa Marushin tem um longo historial de modelos de airsoft bastante interessantes bem como modelos PFC (Plug Fire Cartridge), aka modelos de armas ou armas de percussão. Enquanto ele tem os óbvios modelos M9 e 1911 na sua selecção, eles nunca tem medo de tentar algo diferente. Isto aplica-se a ambos os modelos que escolheram para replicar, ma neste caso também ao método de operação.
Uma vista lateral. Detalhes e acabamento magníficos, mesmo mais tarde com alguns sinais de uso.
Ejecção de cápsula gás blowback é uma combinação que muitos julgaram impossível de alcançar numa pistola, mas a Marushin conseguiu fazê-lo há mais de uma década! Como foi possível? Uma breve explicação nesta ordem: As BB’s são carregadas em cápsulas, que são carregadas em carregadores de tamanho real. Também não há espaço para gás lá, assim a Marushin transformou toda a traseira do punho num tanque de gás! Ele é cheio a partir do canto do punho e pode actualmente senti-lo arrefecer se disparar rapidamente.
Marcas e símbolos completos – na altura não se preocupavam muito com a exportação! Note também a ausência de linhas de junção.
Quando puxa o gatilho pela primeira vez, o cão abre a válvula para colocar gás atrás da BB. A BB é disparada e se prender o gatilho, a culatra não se move. Puxar o gatilho totalmente activa outra válvula, que encaminha o gás para a câmara blowback. Porque um sistema de carga não tem tempo para recuar para alimentar uma cápsula de tamanho real se estiver na traseira da culatra, todo o sistema GBB foi movido para a frente da culatra, debaixo do cano. Como a pistola precisa de uma mola de recuo também, ela foi colocada por sua vez em redor do cano externo. Algumas pistolas reais tem molas de recuo em volta do cano, por isso não é um desenho completamente fora do habitual, mas a CZ-75 real tem uma mola normal e um guia de mola debaixo do cano.
Os carregadores são tão reais como chegam. As cápsulas carregam uma BB cada com um O-ring
PERFORMANCE?

Uma pistola de capacidade limitada que cospe cápsulas cada vez que você dispara, não é realmente a escolha para um skirmisher, mas a Marushin CZ-75 não é uma completa anedota no departamento da performance – claro considerando a idade. Ela dispara BB’s de 0,2 gramas a cerca de 200 fps com HFC134a e é capaz de colocar disparos em grupos de uma área de um palmo a 5 metros. A acção da culatra é surpreendentemente suave com uma forte mola de recuo, mas o efeito do recuo não tem nada que escrever por causa de peças móveis leves e o uso de HFC134a. Esta pistola no entanto não tem hop-up, mas a mira traseira é bastante alta para aumentar o alcance arqueando ligeiramente as BB’s. (Gostávamos de saber se a falta de hop-up nos modelos iniciais e a razão porque a Marushin coloca dois deles nos seus modelos correntes...)
BB's vão nas cápsulas. Oito cápsulas são incluídas de origem.
Eles já não as fabricam como o faziam... Nem pensar! No Verão de 2008 a Marushin anunciou que vão lançar outra pistola GBB com ejecção de cápsula, a Glock 21. A CZ-75 era um item de coleccionador já há 10 anos atrás, mas talvez exista a possibilidade destas coisas serem renovadas com nova tecnologia!
O gás é injectado no tanque pelo canto inferior do punho.
A culatra prestes a ir para a frente retira uma munição do carregador e coloca-a na câmara. Tão real quanto possível!
Pode também efectuar um teste de pressão para verificar que a pistola está carregada.
O gás é disparado na traseira da cápsula para atirar a BB e um ejector passivo atira fora a cápsula quando a culatra recua.
As saídas de gás da armação para a culatra. A traseira direcciona o gás para disparar a BB, enquanto a outra acciona o pistão blowback à frente.
O buraco no meio da traseira da culatra encaminha o gás para trás da BB. Na frente pode ver o tubo de latão para o blowback e a mola de recuo em redor do cano exterior.

Sem comentários: