por MICHAEL J. McNAMARA
A MODA VEM E VAI, e nenhuma companhia de câmaras sabe isso melhor do que a Olympus – patrocinador oficial da Manhattan’s FashionWeek. A volúvel indústria da moda pode ter influenciado a decisão da companhia para arquivar o desenho flat-top da Evolt E-300 e vestir a sua substituta, a nova Evolt E-500 DSLR de uma forma mais tradicional. Em vez do sistema de espelhos lateralmente amovível que ajudou a criar o perfil da assinatura Evolt, a E-500 volta ao espelho que sobe e ao familiar surto de caixa prisma encontrado na maioria das outras SLR e DSLR. Também tem um visor mais centrado, um flash pop-up normal e um excelente arranjo de base. Mas pode esta nova câmara competir numa categoria que já tem a sua quota de supermodelos?
Se o tamanho é importante para si, a E-500 é de relevo. É referida como uma das mais pequenas e mais leves DSLR’s, quase o mesmo tamanho e peso que a pequena 6MP Pentax DL. A pré-produção E-500 que examinámos parece suficientemente leve para ser feita de madeira, mas de facto está lá uma armação em alumínio para adicionar rigidez, bem como uma caixa em policarbonato forte. (A E-300 tinha uma construção ainda mais forte, mas não foi lançada como uma DSLR de nível de entrada.) Apesar da E-500 ser pequena, achámos que mesmo mãos grandes podem segurá-la confortavelmente graças ao desenho do punho, que tem uma superfície em polímero elástico de boa aderência. Por comparação, a 8MP Canon EOS Digital Rebel XT é pior de segurar por mãos grandes.
Como a terceira DSLR na família Olympus Four Thirds System, a E-500 é compatível com todas as novas lentes Olympus Zuiko Digital e lentes de outras empresas desenhadas com a montagem Four Thirds System. Como um resultado da E-500 diagonal 22.3mm, rácio CCD 4:3, todas essas lentes tem um factor de lentes 2X 35mm. Existem dois kits de lentes E-500 disponíveis. Um incluí a lente Zuiko Digital 14-45mm f/3.5-5.6 e o outro oferece ambas, a 14-45mm e a Zuiko Digital 40-150mm f/3.5-4,5
LIGAR
Tal como na E-300, os controles na E-500 estão muito bem colocados e você pode utilizar o grande botão de configuração sem tirar os olhos do visor. Este botão com 11 especificações de configuração permite-lhe acesso rápido aos modos manual, programado, obturador e prioridade de abertura, mais seis modos ajustáveis pelo utilizador (auto, retrato, macro, desporto, paisagem e imagens nocturnas). O 11º trás um menu ao LCD que o deixa escolher de mais 15 modos pré-configurados, incluindo fogo-de-artifício, velas, configurações chave baixa e chave alta (25 modos de disparo tem de ser um recorde). Adicionalmente, existem configurações de cor (vivida, natural e silenciada), mais espaços de cor Adobe RGB e sRGB.
A E-500 pode ser pequena, mas o seu HyperCrystal LCD é grande – 2,5 polegadas. Com uma resolução de 214.000 pixels, a largo anglo de visão e amplificação de fundo que o torna mais fácil de ver em pouca luz do dia, o LCD pode ser a razão suficiente para trocar a sua E-300 ou passar da Canon EOS Digital Rebel XT (ambas tem LCD’s de 1.8 polegadas). O grande ecrã torna fácil ler os menus e dados de exposição. Em playback, pode também ver até 20 botões de fotos por vez, ou comparar aumentos de zoom em múltiplas imagens simultaneamente, ajudando a verificar detalhes numa sequência. O ecrã também tem espaço suficiente para histogramas RGB separados em conjunto com um histograma integrado para confirmar a exposição.
VISOR: Focagem do ecrã mostrando três zonas AF (A); abertura e valor do obturador (B); confirmação de AF e marca de flash preparado (C); balanço de brancos e indicadores de fecho AE (D); número de fotos armazenadas (em modo de gravação) ou valor composto de exposição (E); modo de medição e verificação da bateria (F); modo de exposição (G).
FORÇA INTERIOR
Tal como a E-300, a E-500 trás uma ferramenta Supersonic Wave Filter Dust Reduction que retira a poeira do sensor, uns 8.15MP (efectivos) Frame Transfer CCD ficheiros de imagem podem ser armazenado em modos JPEG, TIFF, RAW, ou RAW + JPEG até 8MP (3264x2448 pixels). Também tem um processador de imagem TruePic TURBO e muitos dos mesmos controlos imagem-qualidade, balanço de brancos, medição de distância e exposição. Com este processador, a Olympus espera modos de disparo até 2.5 fps para 4 RAW, TIFF, ou JPEG’s de alta qualidade, ou um disparo contínuo de 2.5 fps para JPEG’s em modo SQ (rácio de compressão 1:8) quando escrito num cartão SanDisk Extreme III CF. Este processador também permite a remoção de olhos vermelhos na câmara, edição de imagem e diversas opções de conversão preto e branco. A E-500 tem dois media slots de media para cartões CF Tipo I/II, Microdrive e xD-Picture. Infelizmente, não pode guarder imagens simultaneamente em ambos, mas pode copiar de um para o outro.
Circuito de treino
A Olympus também diz que vários circuitos internos foram condensados, reduzindo o tamanho e o consume de energia — mas isso acontece com quase todos os novos modelos de câmara. A última linha: apesar do seu grande LCD de 2,5 polegadas, a E-500 deverá permitir aproximadamente 400 tiros por carga dependendo do uso do flash e da revisão de imagens.
O engenho de autofocus na E-500 é muito similar ao da E-300’s, com três zonas AF seleccionáveis (área central tipo cruz). No entanto, existem agora cinco modos AF e pode configurar botões para aceder aos seus favoritos. O flash pop-up inclui uma luz de ajuda de focagem e a capacidade de focagem de grupos deverá melhorar as suas hipóteses de obter um excelente disparo no modo de focagem manual. Esperemos que seja rápido e sensível como o sistema AF da E-300’s.
A E-500 tem um recém desenvolvido sensor AE com um circuito de pixel activo active para medir luz de baixa intensidade e amplificadores integrais para luz de alta densidade. Esta combinação deve ajudar a melhorar a performance das medições e a precisão em conjugação com as 49 distintas áreas de medição da câmara.
Os modos de medição agora incluem medição Digital ESP, medição média central, medição de spot e o que é chamado medição de spot básico Highlight/Shadow. Estas especificações deixam-no escolher a exposição baseada no valor de exposição de um objecto branco para providenciar uma imagem branca precisa com detalhe, ou na exposição de um objecto escuro para providenciar uma precisa imagem preta com detalhe. Ambos diferem do medidor de spot 2 por cento da E-500’s, que ajusta sempre a exposição baseado em 18 por cento cinzento. A Olympus adicionou um controle de compensação verde-mangenta em adição à compensação vermelha-azul encontrada nas suas outras DSLR´s, assim pode afinar as especificações do seu espaço cor em até 7 passos.
VISTA TRASEIRA: Visor óptico com roda de controlo do dióptero (A); botão de fecho AE/AFL (B); botões de selecção de customização de balanço de brancos e AF (C); botão de modo de disparo de dois objectivos e de cópia do cartão (D); botão OK rodeado pelo balanço de brancos, padrão métrico, modo AF e especificações ISO (E); LCD 2.5 polegadas HyperCrystal (F); botões de levantar o flash, playback, lixo, menu e display de informação (G).
Pronta a usar
A Olympus E-500 pode não atrair todos os utilizadores de DSLR, especialmente aqueles que já tem uma pilha de lentes de 35mm de outro fabricante. Mas o seu grande LCD, poderosos controlos de imagem-qualidade e pequeno, leve desenho devem mantê-la na moda por mais tempo que a sua predecessora.
VISTA DO TOPO: Base para flash dedicado e pop-up flash (H); Removedor de poeira luminosa supersonic (I); Grande botão principal de configuração (J); Botões de disparo e composição de exposição (K); controlo principal ajusta a abertura e velocidade de disparo mais zoom em modo playback (L).
QUENTE:
- Preço.
- Leve e pequena.
- Remoção de pó Supersonic.
- Lindo LCD 2.5 polegadas.
- Edição de imagem na câmara.
FRIO:
- Não armazena imagens simultaneamente nos cartões CF e xD-Picture.
- Lentes factor 2X 35mm e rácio de aspecto 4:3.
- Máximo 4 imagens no modo sequência.
OLYMPUS EVOLT E-500 DSLR
Imagem: sensor 8.15MP (efectivo) Frame Transfer CCD sensor captura imagens 8MP (3264x2448 pixels) com rácio de aspecto 4:3 e lentes de factor 2X 35mm.
Armazenamento: imagens JPEG, TIFF, RAW e RAW + JPEG num cartão CF Tipo I/II ou xD-Picture.
Sistema AF: sistema selecionável 3-area AF com sensor central tipo cruz; Dynamic-AF tracking, assistência iluminação AF.
Controlos de Exposição: 60– 1/4000-sec shutter speeds plus B.
Flash: pop-up flash sync to 1/250 sec, high-speed FP flash with Olympus FL-50/FL-36; 3-EV-step flash compensation; slow sync; and red-eye reduction.
Metering: digital ESP, centerweighted average, 2% spot, and highlight/shadow basis spot metering. ISO 100–400; 800–3200 in boost mode.
Output: Full Speed USB 2.0.
Power: BLM-1 lithium ion rechargeable.
Size/Weight: 5.0x3.7x2.6 in., 1.2 lb without battery.
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