quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Distância hiperfocal

A distância hiperfocal é a distância de focagem em que se consegue a maior profundidade de campo, estendendo-se esta desde a metade da dita distância até ao infinito. Focar na dita distância nos ajudará a obter a máxima nitidez nas nossas fotos, por exemplo, de paisagens.

Na foto de exemplo, a distância hiperfocal que nos permitia obter a máxima profundidade de campo e assim deixar tudo o mais nítido possível era 6 metros. Assim, nos situamos a 6 metros do sujeito, o focamos e obtemos a máxima profundidade de campo, que se estende desde a metade da distância, 3 metros, até ao infinito. 
 
A distância hiperfocal depende da distância focal da nossa lente, da abertura do diafragma utilizada e do factor de recorte do sensor da nossa câmara. Assim irá variando em função do zoom que aplicamos, do número f ajustado e o modelo da nossa câmara. 

Evidentemente não vamos fazer fotos com um metro e na hora de aplicar isto o faremos de forma aproximada. Também pode ajudar-nos muito o botão de previsualização de campo, que nos permite previsualizar no visor a profundidade de campo de que disporemos com os ajustes actuais da câmara. 

Na seguinte foto utilizou-se uma distância focal de 17mm, numa câmara com um factor de conversão de 1,6 e uma abertura de diafragma de f/10. A distância focal com esses dados é de 1,5 metros. Assim, se me coloco a 1,5 metros do cartaz que diz “Les Grassonnets” e foco nele a imagem sairá totalmente nítida, desde 0,75 metros até ao infinito. Assim vemos como tanto a neve do primeiro plano como toda a estrada até ao horizonte estão totalmente nítidas. 
Na seguinte imagem vemos como a distância hiperfocal (distância a que focamos) vai diminuindo segundo diminui a abertura de diafragma. No exemplo ajustamos a lente a 35mm de distância hiperfocal e utilizámos uma câmara com um factor de recorte do sensor de 1.6. Deste modo vemos como a distância hiperfocal varia com a abertura:
  • f/2,8: Distância focal de 23,3 metros. Focando a 23,3 metros obtemos uma imagem nítida desde 11,6 metros até ao infinito.
  • f/8: Distância focal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obtemos uma imagem nítida desde 4,1 metros até ao infinito.
  • f/22: Distância focal de 3 metros. Focando a 3 metros obtemos uma imagem nítida desde 1,5 metros até ao infinito.
No exemplo seguinte o que fizemos foi manter a mesma abertura de diafragma de f/8 e ir variando o zoom, e vemos que a distância hiperfocal também varia.
  • 35mm: Distância focal de 8,2 metros. Focando a 8,2 metros obtemos uma imagem nítida desde 4,1 metros até ao infinito.
  • 50mm: Distância focal de 16,7 metros. Focando a 16,7 metros obtemos uma imagem nítida desde 8,35 metros até ao infinito.
  • 100mm: Distância focal de 66,7 metros. Focando a 66,7 metros obtemos uma imagem nítida desde 33,35 metros até ao infinito.
Cálculo da distância hiperfocal

Para calcular a distância hiperfocal podemos utilizar tabelas como a seguinte:
 
Com uma busca no Google encontrarás dezenas delas. O mal é que esta tabela é standard e só cobre uma distância focal entre 24 e 70mm numa câmara Full Frame. 

Como todos os cálculos variarão entre um modelo de câmara ou outro pelo factor de recorte, que podemos fazer para poder dispor desta informação em tempo real? Podemos procurar na internet uma tabela de hiperfocais pelo modelo da nossa câmara. Também podemos descarregar de "Luces y Fotos" um ficheiro Excel para construirmos as nossas tabelas adaptadas às nossas objectivas e câmara e imprimir em tamanho de cartão de crédito. Também podemos descarregar a aplicação DOFMaster Hyperfocal Chart (http://www.dofmaster.com/charts.html) para gerar as nossas próprias tabelas de hiperfocais. Embora o mais cómodo seja instalar uma aplicação JAVA (http://www.canonistas.com/foros/general‐fotografia/44329‐calculadora‐hiperfocal‐canonistas‐para‐el‐movil.html) no telemóvel, obra de Clip de Canonistas, para calcular em movimento a distância hiperfocal introduzindo os dados da foto.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde! eu compreendi a questão da distância hiperfocal, mas como aplica-la na realidade? por exemplo como configurar a escala existente na objectiva?
cumorimentos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.