quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Focagem selectiva

A focagem selectiva não é mais do que jogar com a profundidade de campo e a focagem, buscando um ajuste destes dois que ajude a destacar mais uns objectos ou outros numa foto. O que fazemos com a focagem selectiva é deixar nítido o sujeito a destacar e borrar o resto. Assim ao ver a foto os olhos se centrarão nesse sujeito nítido.

Para isso reduzimos a profundidade de campo e focamos no sujeito que queremos destacar. Assim este fica nítido e o resto não.

A imagem seguinte é o exemplo típico deste conceito. Para destacar exactamente uma mola da roupa em relação às demais reduzimos a profundidade de campo, usando uma distância focal de 150mm e uma abertura de diafragma de f/5, que é o máximo que me deixava abrir a objectiva nessas condições e focámos exactamente na mola que queríamos destacar.
 
Outro exemplo típico é fazer uma foto a uma palavra do dicionário (que original!). Neste caso a distância focal é 50mm e a abertura de diafragma é f/2,8. Ainda que a ideia não seja original serve-nos para ver como podemos destacar unicamente a palavra Detail do resto da foto aplicando a focagem selectiva.
Neste outro exemplo destacámos esta tulipa das demais focando nesta e utilizando uma distância focal de 120mm e uma abertura de diafragma de f/4.
E por último outro exemplo. Neste queríamos destacar a fila de estatuetas do meio porque era a mais variada. Para isso focámos nesta e aumentámos a abertura de diafragma até f/1,8 com uma distância focal de 50mm.
As ferramentas de que dispomos para jogar com a focagem selectiva são todas aquelas que modifiquem a profundidade de campo (distância ao sujeito, distância focal e abertura de diafragma). Também podemos utilizar objectivas descentráveis. Como já dissemos no tema dedicado às objectivas, este tipo de lente modifica a perspectiva e pode afectar muito a profundidade de campo, exagerando-a ainda mais.

Sem comentários: