terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hemidactylus turcicus, Osga-turca

Taxonomia
Reptilia,  Squamata,  Gekkonidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
VULNERÁVEL  .  VU  (B1ab(ii,iii)  +  2ab(ii,iii)
Fundamentação: Espécie com extensão de ocorrência e área de ocupação inferiores a 20.000 km2 e 2.000 km2,  respectivamente.  Admite-se  que  apresente fragmentação elevada e declínio continuado da área de ocupação e da quantidade e qualidade dos habitats.

Distribuição
Espécie com uma distribuição muito ampla, abrangendo os países costeiros do Mediterrâneo e do Mar Vermelho até ao Noroeste da Índia e Paquistão. Ocorre também na África Ocidental até ao Norte do Quénia (Barbadillo 1987, Barbadillo et al. 1999, Geniez 2002).

Em Portugal distribui-se pelo Algarve, na região interior do Alentejo e em pequenos isolados na zona de Évora (Oliveira & Crespo 1989, Sá-Sousa 1997, Godinho et al. 1999, Ferrand de Almeida et al. 2001).

População
Não existem estimativas populacionais desta espécie em Portugal. A informação a nível nacional, de acordo com o conhecimento actual, aponta para a presença de  populações  dispersas  e  com  escassos  efectivos,  principalmente  nas  zonas costeiras do Sul do país (Ferrand de Almeida et al. 2001). Contudo, na cidade de Évora a espécie é considerada muito abundante (Mateus 1996).

Habitat
Esta  espécie  pode  ser  encontrada  principalmente  em  áreas  costeiras  e  em zonas quentes e secas do interior sul. Tem preferência por habitats rochosos e pe-dregosos, aparecendo frequentemente em zonas rurais e urbanas, associada a muros de pedras e a habitações. Ocorre preferencialmente em zonas de baixa altitude, desde o nível do mar até aos 400 m.

Factores de Ameaça
Apesar  desta  espécie  ocorrer  frequentemente  em  zonas  urbanas,  em  muros  de pedra  e  habitats  semi-urbanos,  a  crescente  urbanização  com  densidades  de construção muito elevadas, sobretudo no litoral, bem como o aumento de áreas agrícolas  e  agro-industriais  intensivas  fazem  supor  uma  perda  e  degradação  do habitat disponível. A mortalidade acidental e a perseguição directa devido a crenças e superstições populares são também ameaças a considerar.

Medidas de Conservação
Atendendo às características desta espécie, que tem um comportamento discreto, com actividade especialmente nocturna, passando os indivíduos a maior parte do tempo ocultos nas fissuras das rochas, a informação acerca da distribuição e da densidade e estrutura populacional necessita de ser melhorada, tornando-se urgente  o  desenvolvimento  de  acções  de  investigação  dirigidas  a  colmatar  estas lacunas.

Paralelamente  dever-se-ão  iniciar  campanhas  de  sensibilização  do  público  e  de educação  ambiental.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: