terça-feira, 24 de maio de 2011

Anthus berthelotii berthelotii, Corre-caminhos

 
Taxonomia
Aves, Passeriformes, Motacillidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente. Endémica da Macaronésia.
 
Classificação
VULNERÁVEL – VU  (D1+2)
Fundamentação: Subespécie com população pequena (cerca de 300 indivíduos) e com uma distribuição circunscrita às Selvagens, pelo que apresenta uma área de ocupação reduzida e um número de localizações muito restrito.
 
Distribuição
Espécie com distribuição restrita aos Arquipélagos da Madeira (Madeira, Desertas, Porto Santo e Selvagens) e Canárias (Alegranza, Montanha Clara, Graciosa, Lanzarote, Lobos, Fuerteventura, Gran Canária, Tenerife, La Gomera, El Hierro e La Palma). 

No nosso território, esta subespécie ocorre apenas na Selvagem Grande e Selvagem Pequena, existindo confirmação de movimentos de indivíduos entre as duas ilhas (Geraldes P, Menezes D & Oliveira P dados não publicados).
 
População
A população desta subespécie está estimada em cerca de 300 indivíduos (Oliveira et al. 2003b). Após uma redução populacional durante a primeira fase de execução do projecto de  Recuperação  dos  Habitates  Terrestres  da  Selvagem  Grande,  que  decorreu  entre Agosto e Outubro de 2002 e levou à erradicação dos coelhos e murganhos desta Ilha, a população já ultrapassou os seus números iniciais, continuando a apresentar uma tendência positiva (detalhes em Oliveira et al. 2003b).

Em  termos  de  estatuto  de  ameaça  a  nível  da  Europa,  a  espécie  é  considerada  Não Ameaçada (BirdLife International 2004).
 
Habitat
Nas  Selvagens  ocorre  preferencialmente  nas  zonas  de  planalto,  onde  a  vegetação  é rasteira. As zonas de falésia são menos utilizadas, em particular aquelas compostas por grandes blocos de rochas e/ou despidas de vegetação (Oliveira 1999).

Factores de Ameaça
A perturbação das aves nidificantes e a predação de ovos e crias por parte dos murganhos e coelhos era uma das potenciais ameaças e/ou factor limitante para esta população. Hoje em dia, com o sucesso do projecto atrás referido, este problema está ultrapassado. Actualmente, a ameaça que esta população enfrenta é teoricamente inerente ao seu reduzido tamanho e reduzida área de distribuição.

Medidas de Conservação
As  Ilhas  Selvagens  são  Reserva  Integral  pelo  que  não  só  o  habitat  da  espécie  está salvaguardado, como também está assegurada a não existência de actividades humanas com impactos negativos (por ex. pisoteio e perturbação dos ninhos colocados no solo, por parte de visitantes). Por outro lado, o desaparecimento dos coelhos e dos murganhos leva  à  criação  das  condições  ideais  para  que  o  habitat  recupere  o  seu  estado  de equilíbrio o que com certeza será benéfico para estas aves.

Notas

No arquipélago da Madeira ocorre também a subespécie Anthus bertheloti madeirensis, endémica da ilha da Madeira, que apresenta categoria Pouco Preocupante (LC).
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: