quinta-feira, 19 de maio de 2011

Iluminação adicional: o flash

Em muitas ocasiões a luz natural não é suficiente ou queremos utilizar luz adicional para criar efeitos concretos. Para isso temos dois tipos de iluminação artificial que podemos utilizar: flash ou luz continua.

O flash é um ponto de luz pontual que ilumina a cena durante um instante.

No mercado podemos encontrar os seguintes tipos de flashs:
  • Flash integrado na câmara: É o menos potente de todos e é bastante pouco prático. Uma das suas maiores limitações é que dispara desde a mesma posição que a câmara e ao não poder dirigi-lo até um destino concreto sempre disparará frontalmente para o sujeito.
     
    O resultado costuma ser um “flashazo”, com uma luz muito dura e pouco favorecedora. Ainda que as câmaras reflex actuais permitam controlar a sua intensidade não é um tipo de flash recomendável para fins criativos. As suas principais funções são as de tirar-nos de um apuro em caso de necessitar de mais luz ou também a de preencher com alguma luz as zonas escuras de uma imagem. Este último chama-se flash de preenchimento, a sua função é dar detalhe às zonas que ficam mais na sombra na imagem. Na seguinte foto utilizámos o flash integrado da câmara para preencher as zonas escuras da foto que havia deixado a sombra do sol na sua cara, tendo em conta que o sol vinha de lado e algo de costas. Assim podemos apreciar melhor a cara e os olhos. 
    • Flash externo portátil: É um flash adicional externo à câmara. Este pode funcionar fixo ligado à base de flash da câmara ou então separado da dita base e disparado através de cabos ou através de sistemas wireless. Isto depende do modelo de flash e dos acessórios de que se dispõe para fazê-lo disparar (cabos PC‐Sync, emissores wireless, etc).
     
    Com este tipo de flash as possibilidades aumentam tremendamente. Dependendo do preço vão incorporando cada vez mais características. Não só a potência do flash é importante, mas também outras características básicas como que permita rodar-se para dirigir a luz, que seja capaz de controlar outros flashs wireless ou receber ordens de um flash mestre ou células emissoras. Na foto seguente o flash não está disparado apontando ao sujeito, mas sim ao tecto. Isto se chama flash de ressalto, consiste em disparar bem acima para o tecto ou para paredes ou superfícies planas que reflectem a luz, ficando muito mais desfocada.
    Se o flash é wireless ou dispomos dos acessórios suficientes para os tornar wireless então podemos colocá-los onde queremos e jogar com a luz de forma muito mais criativa. Existem no mercado kits de emissor-receptor para converter quase qualquer flash em wireless. Existem de diferentes preços e é muito importante assegurar-se de que o kit é compatível com o seu modelo de câmara ou de flash. Se não for assim, poderá chegar a estragar a câmara ou o flash.
    • Flash anelar ou de anel: O flash anelar tem forma de anel e vai acoplado à objectiva.
    É um flash utilizado para disparar em distâncias muito curtas dando uma luz desfocada. Usa-se especialmente em fotografia macro e também se pode utilizar em retrato, ainda que isto seja menos habitual. 
    • Flash de estúdio: Como o seu próprio nome indica são flashs indicados para disparar em estúdio. As características que os fazem especialmente idóneos para isso são que ao não ter que ser portáteis não tem tantas limitações na sua construção, especialmente de tamanho. Assim, costumam ser maiores, conectam-se directamente à corrente, acoplam-se facilmente a tripés e permitem acoplar outros acessórios de iluminação como telas difusoras ou guarda-chuvas. Dependendo do preço podem levar luzes de modelagem ou não. As luzes de modelagem são lâmpadas de halogéneo que estão ligadas continuamente durante uma sessão de estúdio. Ao sair do flash de estúdio permitem prever as sombras que o flash criará nos rostos.
    A foto seguinte foi tirada com dois flashs de estúdio. O esquerdo portava um guarda-chuva translúcido e o flash direito tinha uma gelatina de cor vermelha. O fundo é uma fotografia impressa em tamanho grande.

    Sem comentários: