sexta-feira, 13 de maio de 2011

Raw III

Considerações
Cada marca tem o seu próprio formato RAW, já que a informação que se guarda depende directamente do modelo de câmara e das suas características.
 
Existem no mercado vários programas para processá-los. Cada marca dispõe do seu próprio, que costuma acompanhar a nossa câmara quando a compramos. Por exemplo a Canon tem o Canon Photo Professional, a Nikon tem o Nikon Aperture. Além disso o Photoshop dispõe do programa Camera Raw e o Adobe também dispõe do software Lightroom.
Muitos modelos de câmaras permitem guardar as fotos em ambos os formatos num mesmo disparo (RAW + JPG), gerando portanto dois ficheiros, um em cada formato. Isto faz que ocupe muito mais memória e faz que a câmara demore muito tempo a guardá-los, mas pode ser muito útil em algumas situações.
 
Disparo em JPG ou em RAW?
Nisto, como em quase tudo em fotografia, não existe uma fórmula mágica e uma vez mais depende de cada um. Depende muito do uso que se vá dar à foto e da rapidez que se requeira. Os fotógrafos profissionais de futebol, por exemplo, costumam disparar em JPG pela necessidade de obter as fotos imediatamente para mandá-las para a redacção. Sem dúvida, em retrato de estúdio habitualmente se dispõe de tempo para processar posteriormente as fotos e se costuma utilizar RAW.
Num uso mais doméstico, utilizar o formato RAW pode limitar-nos em certas situações. Por exemplo, se vamos visitar a nossa família longínqua poderíamos querer copiar as fotos para o seu computador no final da viagem. Para isso é melhor utilizar o formato JPG ou inclusive RAW + JPG.
 
Quando vamos fazer fotos devemos pensar o que nos convém mais e ajustar a câmara em consequência.
 
Em qualquer caso animamos todos a experimentar com RAW para chegar a entender a flexibilidade e qualidade que este formato dá.
Vantagens do RAW
Flexibilidade. Permite atrasar a tomada de decisões dos ajustes da câmara (ajuste de brancos, exposição, cor/preto e branco, etc.
A imagem guarda-se com maior campo dinâmico e com mais qualidade.
A imagem guarda-se comprimida sem perda de qualidade.

Inconvenientes do RAW
Ocupa muito mais a conter mais informação e comprimir a imagem sem perda de qualidade.
A câmara demora mais a guardar as fotos no cartão de memória, já que ocupam muito mais.
Requer um processamento posterior em computador.
Demora trabalhos em fotografia onde se requer rapidez, como fotografia de imprensa.

Sem comentários: