segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Fotos com flash

Fotografar com flash não é algo que se faça apenas em condições de baixa luminosidade - na verdade, é uma forma de arte. Apesar de o desempenho com elevadas sensibilidades ISO ser notável, especialmente nas reflex digitais mais recentes, tal não significa que o flash tenha os seus dias contados. Com efeito, a fotografia com flash está viva e recomenda-se, permitindo-lhe criar imagens originais e com um toque de classe.

É possível que se sinta intimidado pela perspectiva de dominar a fotografia com flash e confuso pelo palavreado profissional, como "sincronização à segunda cortina", "exposição do flash" e "disparadores remotos", mas não é tão complicado quanto parece. Nestes artigos, vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre este assunto, para que tudo seja mais simples.

Vamos mostrar-lhe algumas técnicas básicas de flash, antes de partilhar alguns segredos profissionais que o encorajarão a ser criativo. Quer use o flash incorporado para eliminar sombras nos retratos ou recorra a técnicas avançadas com vários flashes externos para obter efeitos modernos, ficará espantado com o que um flash pode fazer pelas suas fotos.

FLASH DE ENCHIMENTO

Use o flash incorporado para eliminar sombras.

Recorrer ao flash de enchimento é uma das técnicas fotográficas mais simples de dominar. Para além de dar às suas imagens um ar profissional, tem a vantagem de poder usar o flash incorporado na sua câmara para o conseguir.

Independentemente de lhe parecer estranho, a verdade é que a técnica do flash de enchimento é utilizada especialmente em dias com muito Sol, sendo que quanto mais luz houver, mais terá de recorrer a ela. Imagine que está a fazer um retrato sob a luz do meio-dia. A menos que se encontre numa zona com muita sombra, a luz do Sol irá criar sombras inestéticas no rosto do retratado, sobretudo na zona dos olhos.

Desta forma, para eliminar estas áreas escuras, basta activar o flash para encher com luz estas áreas. Poderia utilizar um flash externo, mas o incorporado na câmara é suficientemente potente para a maioria das situações, e assim não precisa de transportar equipamento adicional.

A maioria das reflex digitais tem uma função de compensação do flash (diferente da compensação da exposição habitual), podendo usá-la para alterar a intensidade do flash. Muitas vezes, em situações de luz intensa, precisará de adicionar um ou mais stops à compensação de flash.

Normalmente, esse ajuste tem como efeito secundário o escurecimento do plano de fundo, dando intensidade à foto.

in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: