Registe diferentes exposições para obter uma imagem final de alta gama dinâmica.
Existem várias opções para captar um série de fotos com diferentes exposições. A mais simples é recorrer à função Bracketing (variação automática da exposição) da sua câmara - pode activá-la através do menu ou de um botão dedicado (consulte o manual da câmara). Esta função regista uma série de imagens automaticamente - uma terá a exposição "correcta" e as restantes estarão sub ou sobreexpostas. Fotografámos sete imagens com intervalos de um stop - uma com a exposição dada pelo fotómetro, três com compensações de exposição positivas (+EV) e três com compensações negativas (-EV).
Fotografe no modo de Prioridade à abertura (A ou AV), de forma a manter a mesma abertura e não alterar a profundidade de campo entre exposições. O modo Bracketing resulta bem se estiver a fotografar cenas com elementos em movimento, como nuvens ou árvores em dias ventosos. Se passar demasiado tempo entre cada exposição, surgem halos e os contornos dos objectos ficam pouco nítidos e arrastados.
Experimente fotografar cenários com muito contraste. Assim, a sua foto final terá uma maior amplitude dinâmica, dos brancos intensos às sombras densas.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010
O modo Bracketing (variação automática da exposição) permite captar uma série de fotos com diferentes exposições. |
Sem comentários:
Enviar um comentário