sexta-feira, 18 de maio de 2012

Captar fotos para HDR

Registe diferentes exposições para obter uma imagem final de alta gama dinâmica.

Existem várias opções para captar um série de fotos com diferentes exposições. A mais simples é recorrer à função Bracketing (variação automática da exposição) da sua câmara - pode activá-la através do menu ou de um botão dedicado (consulte o manual da câmara). Esta função regista uma série de imagens automaticamente - uma terá a exposição "correcta" e as restantes estarão sub ou sobreexpostas. Fotografámos sete imagens com intervalos de um stop - uma com a exposição dada pelo fotómetro, três com compensações de exposição positivas (+EV) e três com compensações negativas (-EV).

Fotografe no modo de Prioridade à abertura (A ou AV), de forma a manter a mesma abertura e não alterar a profundidade de campo entre exposições. O modo Bracketing resulta bem se estiver a fotografar cenas com elementos em movimento, como nuvens ou árvores em dias ventosos. Se passar demasiado tempo entre cada exposição, surgem halos e os contornos dos objectos ficam pouco nítidos e arrastados.

Experimente fotografar cenários com muito contraste. Assim, a sua foto final terá uma maior amplitude dinâmica, dos brancos intensos às sombras densas.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010
O modo Bracketing (variação automática da exposição)
permite captar uma série de fotos com diferentes exposições.



Sem comentários: