terça-feira, 15 de maio de 2012

Myotis emarginatus, Morcego-lanudo

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Vespertilionidae.
 
Tipo de ocorrência
Residente.
 
Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à redução do tamanho da população.

Distribuição
Esta espécie ocorre na Europa, Centro e Sudoeste da Ásia e Norte de África (Cervený  1999).

Em Portugal tem uma distribuição ampla, mas é uma espécie relativamente rara (Palmeirim et al. 1999).
 
População
A população nacional desta espécie é constituída por menos de um milhar de indivíduos agrupados durante a época de criação num número muito reduzido de colónias.

Trata-se de uma espécie rara no Norte da Europa, podendo ser localmente abundante nas regiões mais meridionais. Tem-se registado uma melhoria do estado das populações na Europa Central (Cervený 1999), embora em Espanha se observe uma tendência populacional regressiva, com o desaparecimento de diversas colónias de criação (Blanco & González 1992).

A análise da tendência populacional desta espécie no nosso país não é conclusiva (Rodrigues et al. 2003).

Habitat
Em Portugal, só é conhecida uma colónia de criação desta espécie, que se abriga numa gruta (Palmeirim et al. 1999). Embora pareça ser uma espécie de hábitos essencialmente cavernícolas, pode também abrigar-se em edifícios e cavidades de árvores (Benzal et al. 1991).

O morcego-lanudo caça em zonas florestadas ou nos seus limites (Krull et al. 1991), embora também possa caçar sobre água e prados (Krull et al. 1989).

Factores de Ameaça
O reduzido efectivo da espécie, associado à baixa fertilidade característica dos morcegos, torna-a particularmente frágil. Também o carácter fortemente colonial desta espécie, que se concentra num número reduzido de locais, aumenta a sua vulnerabilidade.

A perturbação e destruição dos abrigos, em conjunto com a redução da área de floresta autóctone bem estruturada, estão provavelmente entre as principais ameaças a esta espécie no nosso país.

O uso generalizado de pesticidas poderá ser uma ameaça, dado que potencialmente causa a diminuição da diversidade de presas e a contaminação dos morcegos por ingestão de insectos contaminados.

Medidas de Conservação
Dada a reduzida informação que existe sobre esta espécie no país, a sua conservação depende do desenvolvimento de acções de investigação para melhorar o conhecimento da distribuição, do efectivo e das tendências populacionais, que permitam avaliar a situação da espécie e planear medidas de conservação. Recomenda-se a elaboração e implementação de um Plano de Acção para a conservação desta espécie, que compreenda a protecção legal dos abrigos e encerramento das suas entradas nas épocas críticas do ano, bem como a gestão do habitat nas áreas envolventes aos seus principais abrigos, medidas para a racionalização do uso de pesticidas e a continuação do programa de monitorização das suas populações. Deverão também ser realizadas acções de sensibilização de modo a diminuir a perturbação resultante da presença humana em cavidades subterrâneas.

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: