sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Guia prático para... Melhorar a composição II

Regra dos terços
Há uma certa tendência para se centrar o elemento principal da imagem na composição. No entanto, esta é uma abordagem previsível, que raramente resulta em imagens originais. Uma solução simples é aplicar a Regra dos terços - coloque os elementos a destacar nas intersecções de linhas imaginárias desenhadas horizontal e verticalmente a um e a dois terços do enquadramento. Ao afastar o ponto principal do centro, adicionará mais intensidade, equilíbrio e contexto às suas fotos.

Tire partido das linhas orientadoras
É frequente vermos fotógrafos de instantâneos chegarem a uma cena, apontarem e fotografarem imediatamente. Estes fotógrafos estão apenas a registar o que está à frente deles, e não a pensar criativamente sobre a composição.

Recorrer a linhas de orientação presentes numa cena para conduzir o olhar do espectador é uma técnica quase sempre infalível. Procure linhas na cena ou em redor do assunto, como rochas, rios ou vedações, ou até mesmo edifícios, caminhos ou estradas. Tente posicionar as linhas de forma a que comecem perto dos cantos do enquadramento, de forma a que conduzam o olhar em direcção ao ponto de foco principal. No nosso exemplo acima, o passeio em redor do canal e os edifícios coloridos conduzem o olhar.
Uma objectiva grande-angular permite-lhe introduzir linhas orientadoras com maior facilidade, já que tende a dar ênfase à perspectiva e reforça as linhas horizontais que convergem para um ponto de fuga no horizonte. Baixar-se para ficar com o horizonte ao nível dos olhos também funciona bem.

Siga as curvas
As linhas curvas são excelentes para conduzir a atenção do observador até ao ponto que pretendemos destacar. Quando fotografar arquitectura, procure incluir linhas circulares, padrões e formas geométricas.

As escadarias, em espiral ou rectas, são um assunto clássico, óptimo para melhorar a sua técnica de compisção. Ao preencher totalmente o enquadramento, tirando o máximo partido das formas geométricas repetitivas - como pode ver à esquerda - vai usar as curvas e a perspectiva para atrair o olhar para a imagem, em direcção ao ponto de destaque da foto.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010


Sem comentários: