sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Como… Explorar a fotografia nocturna I

Edifícios iluminados

Luzes cintilantes
Usar uma abertura reduzida (de cerca de f/16) não só assegura uma maior nitidez desde o primeiro plano até ao plano do fundo, como também regista as luzes com um efeito cintilante, o que dá às fotografias um toque mágico.
 
Composições com impacto
Para retratar o melhor da cena que escolheu, e obter fotos com impacto, deve estudá-la atentamente antes de começar a fotografar. Verifique se existem partes da cena completamente mergulhadas na escuridão e sem detalhes e evite incluí-las no enquadramento. À medida que escurece, procure pormenores interessantes, que se destaquem quer pela iluminação, quer pela cor. Não receie utilizar o zoom para captar planos aproximados dessas áreas - utilize as distâncias focais mais longas da sua objectiva zoom ou aproxime-se fisicamente da área que pretende fotografar.
 
Bloqueio do espelho
Com exposiçõses longas, até o mais pequeno movimento pode fazer com que a câmara trema, o que pode comprometer a nitidez das suas imagens. Nesse sentido, até o movimento do espelho da sua reflex digital pode provocar fotos tremidas. Para o evitar, deve activar a função de bloqueio do espelho, disponível no menu da sua câmara.
 
Não toque na câmara!
Como já referimos, quando fotografa com tempos de exposição longos, até o mais leve toque na câmara, como o simples acto de premir o botão disparador, pode originar fotos tremidas e com falta de nitidez. Para evitar problemas, use um cabo disparador remoto ou, na ausência deste acessório, active o temporizador integrado na sua câmara. Esta função garante que o disparador só será efectivamente activado segundos depois de ter premido o botão.
 
Equilíbrio de brancos
Se usar o balanço de brancos automático, é possível que a sua câmara se confunda com os diversos tipos de iluminação dos cenários nocturnos. Para evitar dominantes de cor indesejadas, e garantir resultados consistentes, ajuste manualmente o equilíbrio de brancos através do menu; experimente a opção Nublado (6000K) para obter cores mais quentes (tornando-as mais alaranjadas) ou Tungsténio (3200K) para arrefecer ligeiramente os tons (fazendo-os parecer mais azulados). Se optar por fotografar em RAW pode ajustar estes parâmetros posteriormente, na fase de pós-produção.
 
Sensibilidade ISO ideal
A definição de sensibilidade ISO de que necessita depende do tipo de fotos nocturnas que vai captar. Se utilizar exposições lomgas para fotografar cenas de cidade à noite, deverá usar um tripé. Dessa forma, não precisa de utilizar velocidades de obturação rápidas (necessárias para fotografar com a câmara na mão) e pode manter a sensibilidade ISO o mais baixa possível (ISO 100), garantindo uma maior qualidade de imagem. Conseguirá manter os níveis de ruído baixos, o que lhe permite preservar o máximo de detalhes nas cenas nocturnas. Se fotografar sem tripé, irá precisar de aumentar a sensibilidade ISO (experimente ISO 1000 ou ISO 1600) para assegurar uma velocidade de obturação suficientemente rápida para captar imagens nítidas.
 
Fotografar pessoas
Na fotografia de paisagem, por exemplo, é usual evitar-se incluir pessoas no enquadramento. Contudo, no que toca à fotografia nocturna, a presença do elemento humano na composição pode ajudar a acrescentar mais interesse e vida às cenas. Se as pessoas estiverem imóveis, use-as como silhuetas para dar um ponto de destaque à imagem. No caso de estarem em movimento, utilize um tempo de exposição longo, de cerca de 1/4 a 1/2 de segundo, para que pareçam "criativamente" arrastadas ou desfocadas pelo movimento.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010


Sem comentários: