sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como são armazenadas as Imagens na Câmara e no Computador

As fotografias são armazenadas como ficheiros no dispositivo de armazenamento da câmara segundo uma variedade de critérios adoptados pelos fabricantes de câmaras. Estes critérios asseguram a mobilidade de ficheiros e dispositivos de armazenamento, entre câmaras e outros equipamentos digitais e programas. Como o armazenamento de ficheiros é tão importante, é necessário compreender de que forma drives, pastas e ficheiros se relacionam entre si. Quando trabalha em fotografia digital sem antes dominar estes conceitos simples, é possível que mais tarde não encontre as fotografias que deseja, ou não consiga organizá-las de forma a poder trabalhá-las rápida e facilmente.

Um disco duro novo (1), tal como uma gaveta de arquivo vazia, não tem ficheiros nem organização. Dividir um disco duro em pastas (2) é como dividir uma gaveta de arquivo com pastas suspensas. Acomodar sub-pastas dentro de pastas (3) é como colocar pastas de cartão dentro das pastas suspensas da gaveta. Os ficheiros, incluindo imagens, podem ser arquivados em qualquer uma das pastas ou sub-pastas (4) - ou ainda na gaveta, fora das pastas, no chamado directório de raiz da drive.
Drives
Quase todos os computadores possuem mais que uma drive. De forma a distingui-las, são-lhes atribuídas letras ou nomes tais como Macintosh HD, e o seu tipo é identificado por ícones. Por exemplo, a já moribunda drive de disquetes era identificada como drive A ou B, pelo que estas letras também caíram em desuso. A drive que o computador escolhe para o sistema operativo, quando é ligado, é a drive C. Drives adicionais variam de computador para computador, mas muitas vezes incluem outros discos duros, e drives de CD ou DVD. Quando ligamos uma câmara, um leitor de cartões ou mesmo uma moldura digital ao computador, estes também passam a ser drives. Muitos dispositivos são reconhecidos automaticamente quando são ligados ao computador, mas alguns requerem a instalação de pequenos programas chamados drivers, para que o computador os reconheça.



Ícone do disco duro da
Apple Macintosh.
Pastas
As pastas são utilizadas para organizar ficheiros numa drive. Imagine que trabalha num banco de imagens e lhe pedem para encontrar uma foto do “Yosemite” (parque natural da Califórnia), sabendo que todas as fotografias adquiridas pelo banco foram arquivadas desorganizadamente em caixas. Teria que procurar em todos os lados até conseguir reunir aquilo que pretende.

Agora compare este exemplo com o de um banco que usa um arquivo bem organizado, com pastas suspensas bem identificadas, agrupando imagens que estejam relacionadas umas com as outras. Por exemplo, pode existir uma pasta suspensa com o nome Parques Naturais da Califórnia. No caso de ser necessária uma subdivisão de um tema, pastas de cartão podem ser inseridas dentro das pastas suspensas – basicamente, trata-se de colocar pastas dentro de pastas.

É provável que haja uma pasta identificada com o nome Yosemite, que contenha imagens deste parque. Quando tudo está correctamente identificado e organizado, é fácil localizar as imagens que se pretende. O mesmo é verdadeiro em relação aos cartões de memória e às drives do sistema do seu computador. Ambos são equivalentes aos armários arquivadores vazios, cheios de espaço para armazenamento, mas sem organização. A organização necessária para encontrar alguma coisa no dispositivo de memória da câmara (do qual falamos aqui) é criado pela própria câmara, mas no computador, a organização tem que ser criada pelo utilizador (como veremos mais tarde). Quando usa as ferramentas ou aplicações do sistema operativo, para visualizar um dispositivo de armazenamento da câmara ou de um leitor de cartões, verifica que está organizado da mesma maneira que as outras drives do sistema. Quando esta contém mais que uma pasta, aquela que interessa aos fotógrafos tem o nome DCIM (Digital Camera IMages). Se eliminar esta pasta, a câmara criará uma nova (mas não recupera as imagens que a pasta continha). O propósito desta pasta, chamada directório de raiz da imagem, é manter agrupadas as fotografias captadas pela câmara. Quando usa o mesmo cartão em dispositivos diferentes, é possível aparecerem pastas com ficheiros de música MP3 ou outros.

A câmara digital cria e nomeia automaticamente sub-pastas dentro da pasta DCIM, onde são guardadas as fotografias (como colocar pastas de cartão dentro de pastas suspensas). Os três primeiros caracteres do nome de um ficheiro, designados por número de directório, são números entre 100 e 999. Os cinco caracteres seguintes são conhecidos como caracteres livres e podem ser quaisquer caracteres alfanuméricos escolhidos pelo fabricante da câmara. Quando é criada uma nova pasta, ou quando outra pasta fica cheia, é-lhe atribuído um número com mais um dígito do que o da pasta anterior. Algumas câmaras permitem criar e nomear novas pastas, ou escolher entre as pastas criadas por ela. Isto permite encaminhar novas imagens para uma pasta específica e também reproduzir as imagens de apenas uma pasta, ao invés de todas as imagens guardadas no cartão.

Os ficheiros de imagem têm
um nome com 8 caracteres
seguidos de um ponto e de
uma extensão com 3
caracteres.
Nomes dos Ficheiros
Quando uma imagem é guardada, a câmara atribui-lhe um nome e armazena-a na pasta corrente. Os nomes dos ficheiros têm duas partes, um nome com 8 caracteres e uma extensão com três. São como nomes próprios e apelidos. Cada nome é único em cada pasta, e a extensão, separada do nome por um ponto, identifica o formato do ficheiro. Por exemplo, uma extensão JPG significa que se trata de um ficheiro de imagem JPEG, e TIF, significa que se trata de um ficheiro de imagem TIFF.
 
As extensões desempenham outra função importante. Uma extensão pode estar associada a um programa no sistema, para que, quando clica duas vezes no ficheiro, o programa associado abra, abrindo consigo o ficheiro escolhido. Quando, por outro lado, usa o comando Ficheiro > Abrir de um determinado programa, é habitual serem mostrados os ficheiros cujas extensões podem ser lidas pela aplicação. (É possível listar outros tipos de ficheiros, mas isto requer mais um ou dois passos). Se alterar a extensão, é possível que o sistema deixe de saber o que fazer ao ficheiro. Os primeiros quatro caracteres do nome de um ficheiro de imagem, chamados caracteres livres, só podem ser letras maiúsculas de A a Z. Os últimos quatro caracteres formam um número entre 0001 e 9999 e são designados como número de ficheiro. A Canon usa “IMG_” para os quatro primeiros caracteres, seguidos do número de ficheiro, a Nikon usa “DSC_” e a Sony “DSC0”. Depois de transferir as imagens para o computador, ou mesmo ao transferi-las, elas podem ser renomeadas com nomes mais descritivos.

Uma árvore exibida no
Windows Explorer identifica
as drives e as pastas com
ícones e etiquetas. Os sinais
+ e – indicam se uma
determinada pasta ou drive
está expandida (–), mostrando
as sub-pastas, ou fechada
(+), escondendo-as.
Árvores
Uma maneira de ilustrar a organização das pastas numa drive é exibi-las em forma de árvore. Nesta perspectiva, todas as pastas se ramificam a partir da drive, algo semelhante a um diagrama de organização. Se qualquer uma das pastas contiver sub-pastas, estas são mostradas como um segundo braço, que parte do primeiro. Quando usamos uma árvore, podemos expandir ou fechar toda a árvore, ou apenas um dos ramos. Isto permite-lhe alternar entre um resumo dos conteúdos do computador, e os detalhes de uma drive ou de uma pasta.

Caminhos
Quando os ficheiros são armazenados em pastas de um disco, é especificado um caminho para chegar a eles. Por exemplo, se um ficheiro com o nome IMG_4692.JPG está dentro de uma sub-pasta chamada 146CANON, que está inserida numa pasta com o nome DCIM, na drive H, o caminho para esse ficheiro é H:\DCIM\146CANON\IMG_4692.JPG. Os elementos chave de um caminho – drive, pasta, sub-pasta e nome do ficheiro – são separados por backslashes (\). É possível que esteja mais familiarizado com os caminhos mostrados pelo browser da Web, que usa uma abordagem semelhante. Por exemplo, o URL…

http://www.shortcourses.com/index.html

…é o caminho para uma página Web específica. Normalmente, não se digitam os caminhos, os ficheiros são abertos ao clicar nas drives ou nas pastas. No entanto, muitos programas mostram no ecrã os caminhos, como uma ajuda à navegação, facilitando a identificação da localização de um ficheiro no sistema.

Aqui é mostrado o caminho para o ficheiro IMG_4692.JPG, da sub-pasta 146CANON, que se encontra na pasta DCIM, na drive H. A drive, a pasta, sub-pasta e o nome do ficheiro estão separados por backslashes.
Aqui é mostrada a forma como o Lightroom exibe o caminho para uma determinada imagem.


Sem comentários: