sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Transferir Imagens

Os leitores de cartões são
geralmente ligados a um
computador por uma porta USB
ou podem estar integrados no
próprio computador. Os cartões
inseridos numa ranhura para
cartões são tratados como se
fossem discos amovíveis. Os
cartões variam em tamanho e
ligações, por isso muitos leitores
possuem várias ranhuras.
O armazenamento na câmara é apenas temporário. Quando pretende usar ou editar as imagens, ou arranjar espaço para imagens novas, as imagens são transferidas do cartão para um computador.
 
Quase todas as câmaras digitais vêm com um programa que transfere as suas imagens, assim como os programas de edição e gestão de imagem.
Por muito úteis que estas ferramentas sejam, é conveniente saber também como usar as ferramentas do sistema operativo. As razões pelas quais devemos saber usar o sistema operativo são:
 
• Disponibilidade. As ferramentas do sistema operativo são do mesmo tipo em todos os computadores, em qualquer parte do mundo.
Quando um cartão é mais
pequeno que a ranhura, ou se
o seu computador portátil tem
uma ranhura ExpressCard, é
possível encontrar um
adaptador que ajuste o cartão
à ranhura disponível. Aqui é
mostrado o adaptador Delkin
que permite ler cartões CF numa
ranhura ExpressCard. Alguns
adaptadores aceitam vários
tipos de cartão.
• Mudança. Se mudar de aplicação, aquilo que aprendeu sobre as ferramentas do sistema operativo continua a ser útil. Aquilo que aprendeu sobre a aplicação anterior pode até ser esquecido.
• Controlo. Muitos programas têm vontade própria e renomeiam e armazenam ficheiros de uma maneira indesejável. As ferramentas do sistema operativo permitem o uso do seu próprio sistema de gestão de ficheiros.
Indiferentemente da forma como transfere os ficheiros, é necessário escolher entre copiá-los ou movê-los.
• Se mover ficheiros a partir do dispositivo de armazenamento da câmara, estes são primeiramente copiados para o computador e depois são apagados do dispositivo. Se alguma coisa correr mal durante a transferência, é possível perderem-se ficheiros de imagem.
• Se copiar os ficheiros, estes não são automaticamente apagados no dispositivo de armazenamento. É possível eliminá-los usando os comandos da câmara ou do computador. Apesar do facto de eliminar as imagens depois de as transferir ser um passo adicional, este procedimento é mais seguro do que mover os ficheiros, porque se alguma coisa correr mal, as imagens originais continuam no cartão.
 
Leitores de cartões e Ranhuras para Cartões
Uma das formas mais comuns de transferir imagens para o computador é através do uso de um leitor ou de uma ranhura para cartões que aceite o tipo de cartão, com ou sem um adaptador. As ranhuras para cartões estão a ser integradas nos próprios computadores, impressoras e até televisores. Mesmo que o seu sistema não possua uma ranhura para cartões, existem leitores baratos que se ligam através de uma porta USB.
Algumas impressoras, kiosks de impressão e até televisores têm ranhuras que aceitam os cartões directamente retirados da câmara, de maneira a que possa visualizar ou imprimir as suas imagens sem um computador. Imagem cortesia da HP.
Conexões por cabo
Outra maneira muito usada para transferir fotografias é por meio de cabos.
As ligações mais conhecidas de momento são a USB 2.0 e a Firewire 800
(IEEE 1394b).
Quase todas as câmaras vêm com um cabo USB ou Firewire (IEEE 1394), que permite ligá‑las a um computador ou impressora.
Os logótipos e as ligações para cabos USB e Firewire (IEEE 1394), na parte de trás do Mac Mini da Apple, são aqui assinaladas a vermelho.
As estações para câmaras permitem ligar facilmente a câmara a uma impressora ou mesmo carregar as suas baterias. Infelizmente cada estação é específica do modelo da câmara, por isso quando adquirir uma câmara nova, vai necessitar de outra forma de fazer as suas ligações.
Os cabos USB têm uma ficha igual para todos os computadores, mas as fichas que ligam às câmaras não estão estandardizadas. Isto é uma fonte de frustração para quem possui mais que uma câmara. Felizmente existem conjuntos de adaptadores, que resolvem esta situação.
A Sandisk fabrica um cartão SD,
que tem um conector USB, que
aparece quando se dobra o cartão.
Este cartão SD pode ser ligado
sem o uso de um leitor ou de
uma ranhura para cartões.
Ligações sem Fios
Uma das últimas tendências do mercado é o uso de ligações sem fios entre a câmara e o computador ou impressora, e entre a câmara e uma rede, de forma a ser possível partilhar as imagens imediatamente, usando o e-mail, páginas de partilha, ou blogs de fotografia. Existem três abordagens básicas:

• Os infra-vermelhos ligam dispositivos em linha de vista, quando o raio não é bloqueado.
• O WiFi faz ligação com impressoras sem fios, kiosks de impressão e redes WiFi, tais como as redes domésticas e os hot spots públicos. Vem integrado em algumas câmaras e é possível adquiri-lo em separado, para outras. Os telemóveis com câmara enviam fotografias através da rede do operador, mas estes praticam preços demasiado
A compatibilidade WiFi da
Kodak EasyShare One
permite a publicação de
imagens numa página Web,
ou o seu envio por e-mail,
usando uma rede doméstica
ou um hot spot público.
elevados. Felizmente, alguns telemóveis permitem também a ligação a redes WiFi, cortando os custos da transferência de imagens. Estas câmaras aderiram ao padrão DLNA (Digital Living Network Alliance), que trabalha com rede WiFi 802.11b/g. Isto permite- lhes comunicar entre si, bem como com uma rede WiFi, ou com outros dispositivos de entretenimento.
• O Bluetooth recebeu inexplicavelmente o seu nome, de Herald Bluetooth, um rei dinamarquês do século X. É relativamente lento, muito mais que o WiFi. Apesar de ter sido inicialmente concebido com o intuito de substituir todos os cabos suspensos numa secretária, o bluetooth está a encontrar actualmente, o seu espaço na fotografia, porque usa muito pouca energia, preservando a duração das baterias, e, ao contrário dos infra-vermelhos, os dispositivos bluetooth não necessitam de estar em linha de vista para transferir informação. Os kiosks de impressão costumam estar equipados
Câmara Nikon com ligação WiFi.
com bluetooth para que seja possível transmitir as fotografias para a impressora. Com uma câmara digital e um telemóvel, que estejam ambos equipados com buetooth, é até possível tirar uma fotografia com a câmara, e enviá-la através do telemóvel. Existem também adaptadores USB e PC Cards que permitem o uso do bluetooth para transferir imagens do telemóvel para o computador.


Sem comentários: