terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pterodroma feae, Gon-gon, Freira do Bugio

Taxonomia
Aves, Procellariformes, Procellariidae.

Tipo de ocorrência
Estival nidificante. Endémico da Macaronésia.
 
Classificação
VULNERÁVEL –- VU (D1+2)
Fundamentação: Espécie que possui uma população pequena (inferior a 1.000 indivíduos maturos) e apresenta uma área de ocupação reduzida (inferior a 20 km2), encontrando-se numa única localização.

Distribuição
Espécie que nidifica apenas nos arquipélagos da Madeira e de Cabo Verde (Santiago, Fogo, Santo Antão, São Nicolau) (Ratcliff et al. 2000).

No arquipélago da Madeira ocorre unicamente no Bugio, uma das três ilhas que compõem as Desertas. A sua distribuição parece ter sido mais ampla no passado, existindo registos fósseis que apontam para a sua presença na Deserta Grande, Madeira e no Ilhéu da Cal (Porto Santo) (Pieper 1985).

População
Em 2002, com base num trabalho efectuado no planalto Sul e suas áreas adjacentes, a população total do Bugio foi estimada entre 173 e 258 casais reprodutores (Geraldes 2002). Não existem dados recentes sobre o estado da população existente no planalto Norte.

É uma espécie globalmente classificada como Quase Ameaçada (NT) (IUCN 2004a), que em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa é considerada Vulnerável (BirdLife International 2004).

Habitat
Esta espécie nidifica em dois planaltos do Bugio, que se caracterizam pela existência de solo profundo (superior a 1 m) que permite a escavação de ninhos. A distância entre a entrada do ninho e a câmara onde é depositado o ovo varia de ninho para ninho, podendo ser muito longa (superior a 2 m).

Factores de Ameaça
Um trabalho recente (Geraldes 2002) identificou e avaliou as seguintes ameaças e factores limitantes:
  • Erosão e diminuição da disponibilidade do habitat pela acção de cabras e coelhos introduzidos. A cobertura vegetal do planalto Sul, onde provavelmente se localizam a maior parte dos ninhos, apresenta evidências de excesso de uso por parte destas espécies. Apesar de ser difícil a quantificação da forma como cada uma delas contribui para este uso, as abundâncias relativas apontam para que os coelhos sejam o maior vector de degradação do habitat em causa. Esta ameaça deverá ser classificada como de importância elevada;
  • Perturbação das aves, destruição de ninhos e de ovos causada por coelhos. Estes herbívoros invadem os ninhos, provocando a abertura de novas entradas e interligações, provocando a destruição directa dos ovos ou o seu abandono devido ao stress causado nas aves nidificantes. Esta ameaça deverá ser classificada como de importância elevada;
  • Os murganhos poderão constituir factores de ameaça, sobretudo quando a sua acção se faz em simultâneo com a perturbação causada pelos coelhos, contudo a sua importância é desconhecida.
  • Apesar de não existirem dados conclusivos nesse sentido, o aumento da população de cagarras nas Desertas poderá contribuir para que a competição por locais de nidificação se torne, a longo prazo, um factor limitante.
Medidas de Conservação
O Bugio está integrado na Reserva Natural das Ilhas Desertas e conta com o estatuto de Reserva Integral. Para além deste aspecto legal, o habitat, e consequentemente a espécie, está naturalmente protegido pelas  acessibilidades muito difíceis que o Bugio apresenta.

Após a identificação e a avaliação da importância de cada uma das potenciais ameaças e factores limitantes, está em curso um estudo de viabilidade que permita decidir sobre a erradicação ou controlo local dos coelhos nesta Ilha. Por outro lado, está a ser estudada a possibilidade de se proceder à translocação de alguns juvenis de primeiro ano para a Deserta Grande, onde aqueles herbívoros foram erradicados e o habitat terrestre está em plena recuperação.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: