quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Nós e amarras LXVII

Todo o escuteiro deve saber fazer nós. Eles são essenciais para o acampamento e também para a vida do dia a dia.

Um nó, para ser considerado bom deve satisfazer as seguintes condições:
  • Simplicidade em ser feito
  • Apertar à medida que o esforço sobre ele aumentar.
  • Facilidade em ser desatado
A melhor forma de aprender a fazer nós é pedindo a alguém, que saiba, que te ensine. Depois a prática fará o resto. Da perfeição de um nó pode depender uma vida.

NÓS DIVERSOS

Nó de Encurtar
Este nó destina-se a encurtar uma espia sem desatar os chicotes e reforçá-la quando tem algum ponto fraco. Executa-se formando um “S” com a corda e de seguida dão-se as voltas que se vão encapelar nas dobras da corda (Fig.35). Para maior segurança pode-se enfiar um pau nas argolas.

Nó de Evasão
Utiliza-se este nó quando se pretende descer por um cabo e recolhê-lo no final da descida (observa a execução deste nó na figura 36). A descida é feia por uma das pontas do cabo e, no final, puxa-se pela outra ponta para desprender. Este nó é particularmente perigoso. Com este nó tens de ter muito cuidado, porque tens de ver por qual cabo vais descer, se desceres pelo cabo errado (o cabo que desprende o nó) arriscas-te a cair. Este nó deve ser executado com a supervisão do teu chefe. Um outro aspecto interessante, é o facto de os dois cabos terem o mesmo tamanho. Pode dar-se o caso de desceres e depois não chegares à ponta do cabo que desprende o nó, ficando a corda amarrada sem hipotese de a recuperares.

Torniquete Espanhol
O Torniquete (Fig.37) serve para esticar um cabo frouxo. Termina-se com dois “Peitos de Morte” em cada ponta.










Nó de Escada
Como o próprio nome indica, este nó é utilizado para fazer a escada tipica com varas de madeira (Fig.38). Este nó também é chamao de Volta de Tortor.






Nó de Barril
Nó utilizado para suspender objectos grandes, idênticos a um barril (Fig.39).


Sem comentários: