terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fringilla montifringilla, Tentilhão-montês

Taxonomia
Aves, Passeriformes, Fringillidae.

Tipo de ocorrência
Invernante.

Classificação
INFORMAÇÃO INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito, não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.

Distribuição
Esta espécie nidifica nas regiões boreais e árticas da Europa e Ásia, nomeadamente em áreas florestais de coníferas e vidoeiros Betula spp. (Hagemeijer & Blair 1997). As populações europeias nidificam sobretudo na Escandinávia e invernam nomeadamente na Europa Central, Ocidental e do Sul, por vezes em concentrações de milhares de aves (Cramp & Perrins 1994).

Portugal encontra-se no limite sul da área de invernada do tentilhão-montês. Por conseguinte, esta espécie é um invernante relativamente raro no nosso país, que ocorre de norte a sul; no entanto a sua distribuição não se encontra bem definida (Elias et al. 1998) e desconhece-se qual a sua tendência.

População
Esta espécie tem sido registada em vários atlas regionais de aves invernantes, onde é mencionada como sendo de ocorrência rara (por exemplo no Atlas de Aves invernantes do Baixo Alentejo, Elias et al. 1998). Não existem informações pormenorizadas sobre a sua abundância a nível nacional, e desconhece-se qual a sua tendência em Portugal. As observações de vários ornitólogos sugerem no entanto que apresenta flutuações muito marcadas nos efectivos.

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada (BirdLife International 2004). Em Espanha, está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004).

Habitat
No Alentejo, esta espécie foi observada no meio de grandes bandos mistos de fringilídeos (tentilhão-comum Fringilla coelebs e pintarroxo Carduelis cannabina), que se alimentavam em prados, restolhos e olivais (Elias et al. 1998).

Factores de Ameaça
Podem existir grandes oscilações anuais no número de indivíduos invernantes na Europa do sul, Portugal incluído, conforme as oscilações climatéricas na Europa do Norte (Hagemeijer & Blair 1997, Snow & Perrins 1998). Não são conhecidas ameaças particulares sobre esta espécie.

Medidas de Conservação
Esta espécie não deverá necessitar de medidas de conservação específicas, para além de normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats. A realização de um atlas de aves invernantes a nível nacional forneceria a informação de base sobre a distribuição desta espécie no território nacional.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: