quinta-feira, 31 de março de 2011

O histograma

O histograma é uma representação gráfica da distribuição dos distintos tons de uma imagem. Pode ajudar-nos para controlar a exposição nas nossas fotos, assim como para corrigir as cores.
O eixo horizontal representa os diferentes tons desde o negro puro (à esquerda) ao branco puro (à direita). 
O eixo vertical representa o número de pixels que contém a imagem para cada tom representado no eixo horizontal.

Diagnosticar a exposição de uma imagem
O histograma ajudar-nos-á a fazermos uma ideia de como é correcta a exposição de uma imagem. Assim, numa fotografia sub-exposta o gráfico tenderá a deslocar-se para a esquerda e numa fotografia sobre-exposta tenderá a deslocar-se para a direita. Uma imagem que contenha todos os tons de cores terá um histograma mais ou menos uniforme ao longo de todo o eixo horizontal.

Que o histograma tenha uma forma determinada não tem porque significar que a imagem esteja incorrectamente exposta. Dependerá do que procure o fotógrafo no momento de fazer uma foto. Sem dúvida há certos marcadores que nos ajudarão a detectar certas situações facilmente corrigíveis com um editor de imagens ou inclusive no momento de fazer a foto.

De seguida veremos vários exemplos de histogramas característicos, que não significa que sejam incorrectos, ainda que alguns sejam melhoráveis.

Tons apagados
No histograma pode observar-se que a imagem está escura. O gráfico tende a deslocar-se para a esquerda e na parte direita não há informação (não há pontos brancos). Se houver muitas zonas totalmente negras se representariam como um pico no extremo esquerdo da imagem.
Sombras ou zonas escuras 
O histograma de uma foto com muitas zonas em sombra ou grande parte da foto em negro caracteriza-se por ter um pico no extremo esquerdo do histograma. No exemplo podemos ver como toda a zona negra da foto fica reflectida no dito pico no histograma.
 
Sobre-exposição e zonas queimadas
Este é o histograma característico de imagens sobre-expostas ou que tem zonas queimadas. Nele o gráfico tem a deslocação para a direita e produz-se um pico no extremo direito do gráfico, que representa as zonas queimadas.
 
Sombras pálidas
Este é o histograma característico de imagens pálidas, sem zonas escuras. Não há zonas queimadas porque não há um pico na zona direita. Sem dúvida observamos que na zona esquerda do gráfico não há informação alguma. Isto é porque não há zonas negras.
 
Contraluz
O histograma característico das contra-luzes tem forma de U. Cada “perna” do U representa as zonas escuras e as claras da imagem. O gráfico cresce na parte esquerda pelas zonas escuras e na direita pelas zonas claras, havendo poucas zonas cinzentas (zonas intermédias).
Distribuição homogénea
O histograma de uma foto homogénea se distribui ao longo de todo o eixo horizontal. Ao não haver zonas queimadas nem excessivamente escuras não encontraremos picos nem grandes “montanhas” no gráfico. É importante saber que o factor de uma distribuição ser homogénea nem sempre significa que a imagem está correctamente exposta. Dependerá estritamente das características tonais da imagem.
Utilizar o histograma da nossa câmara
Muitas das câmaras digitais incorporam a funcionalidade de activar o histograma na visualização das fotos para poder corregi-las. Esta funcionalidade habitualmente marcará as zonas excessivamente claras (queimadas), assim como as zonas excessivamente escuras. Leia o manual da sua câmara para averiguar se este modo está activado e se não é assim, active-o. Servir-lhe-á como referência para corrigir as fotos e não perder nenhuma oportunidade. 

Um momento em que esta funcionalidade é especialmente útil é nos dias muito solarengos, nos que a visualização no ecrã da câmara não coincide com o resultado final uma vez descarregada a foto para o computador. Neste caso é mais que recomendável confiar no histograma mais do que no resultado visualizado através do ecrã da câmara.

Correcção do histograma em Photoshop
Ainda que nos exemplos seguintes tenhamos utilizado a ferramenta Photoshop, muitas ferramentas de retoque fotográfico como Paint Shop Pro, Corel, ou o Gimp tem a mesma funcionalidade para corrigir histogramas.

Os níveis são uma funcionalidade que nos permite corrigir os tons de uma fotografia através do histograma. Para isso modificaremos este, de forma que interpretará os negros, cinzentos e brancos da foto de uma maneira diferente da foto original. 

Corrigir tons apagados
Neste exemplo veremos como corrigir os tons apagados de uma foto em Photoshop.
Corrigir tons pálidos
Neste exemplo veremos como corrigir os tons pálidos de uma foto em Photoshop.

Sem comentários: