quarta-feira, 28 de março de 2012

Actividades de Patrulha

Muitas são as formas de se fazer Actividades de Patrulha. O desenvolvimento dessas actividades é continuo e necessário para se manter o Espírito de Patrulha, e se praticar a Lei Escutista e a Promessa de Escuteiro na sua plenitude.

De entre as actividades podemos citar:
 
Competições de Patrulha, as quais são fundamentais para elevar o ânimo das Patrulhas;
 
Grande Jogos, com duração de dois ou três meses, dando a oportunidade a todos os membros da Patrulha de alternar na liderança dos mesmos;
 
Boas Acções, que propicia o engajamento espontâneo de todos na ajuda ao próximo;
 
Visita a outros Agrupamentos, dando a oportunidade de aumentarmos o nosso relacionamento, fortalecendo a Fraternidade Escutista;
 
Actividades de Campo, sempre que possível o Guia de Patrulha propõe excursões ou acampamento de Patrulha, momento em que cada elemento vai procurar dar o melhor de si, pois todos dependem um do outro;
 
Reuniões de Patrulha, onde todos podem expor seus problemas, discutir suas dificuldades, solicitar treinamento, reivindicar mais actividades, a fim participar efectivamente da vida da Patrulha.
 
ACAMPAMENTOS DE PATRULHA
 
Vamos tratar principalmente de acampamentos de fim de semana, mas pensando bem, um acampamento nada mais é do que uma forma avançada de excursão, portanto é necessário tratar de algumas coisas que contribuem para uma excursão bem sucedida.

Nenhum excursionista sai sem estabelecer primeiro onde vai e o principalmente, o que vai fazer quando chegar lá. A sua excursão deve ser planeada, ter um objectivo.

Ao discutir uma excursão com o Conselho de Patrulha, a primeira tarefa como Guia é anotar vários pontos a serem discutidos, para que a actividade seja coroada de êxito:
 
a) Objectivo: Isso vem em primeiro lugar, pois o destino depende do objectivo. Por exemplo: se a meta a ser atingida é ensinar a Patrulha a fazer fogo para cozinhar refeições, o local a ser escolhido é aquele que tem condições para isso, isto é, tenha lenha e seja permitido acender fogueiras.
 
b) Onde: Os Escuteiros da sua Patrulha podem dar-lhe boas sugestões. Pergunte também ao Chefe de Unidade. Avalie cada local cuidadosamente, tendo em mente que convém fazer uma excursão curta para começar. 

c) Quando: Naturalmente num Sábado, Domingo ou feriado. De preferência quando não atrapalhar nos afazeres escolares, de trabalho ou ainda religiosos dos Escuteiros da sua Patrulha.
 
d) Como: Isto envolve um planeamento detalhado; e todos os detalhes devem ser discutidos no Conselho de Patrulha. Vocês poderão encontrar dicas em diversos livros, como por exemplo: "Actividades de Patrulha 1, e 2", "200 ideias para Guias", "Outras 200 ideias para Guias", "A Patrulha vai ao campo" e outros.

Não sobrecarregue o seu programa. Se o objectivo da primeira excursão é ensinar a amarra quadrada, evite construir um fogão suspenso. Comece por uma escada, e vá acrescentando dificuldades em outras excursões, de maneira que todos se tornem gradualmente mais eficientes.

ACAMPAMENTOS DE FINAL DE SEMANA
 
Depois de você ter realizado várias excursões de Patrulha bem sucedidas, chegou a hora de pensar no Acampamento de Patrulha. Você já tem quem saiba acender e manter um fogo para preparar refeições, quem saiba cozinhar, quem saiba fazer amarras e etc., tudo isso treinado em excursões de um dia.

Certos padrões são exigidos antes que leve a sua Patrulha para um acampamento. Para mencionar alguns:
 
1 - Você deve ter a especialidade escutista de Campista.
 
2 - Você deve ter participado em pelo menos cinco acampamentos dirigidos por seu Chefe de Unidade, ou acampamentos nacionais, regionais e/ou núcleo.
 
3 - Você deve ter dirigido várias excursões de um dia, onde a Patrulha cozinhou sua refeição.
 
4 - Você deve obter a autorização de todos os pais, procurando assegurar a presença de um deles no acampamento. Caso isso não seja possível, assegure a presença de um Assistente do Chefe de Unidade, não para dirigir o acampamento, mas simplesmente para aconselhar se houver necessidade.
 
5 - Você deve submeter o seu programa de actividades completo para aprovação do Conselho de Guias da sua Unidade.

Tendo conseguido satisfazer essas exigências, o próximo passo é o equipamento. Barracas, toldos, lampião, material de corte e de afiar, utensílios de cozinha. Tudo deve estar em ordem e sem apresentar problemas na hora do seu uso.

Agora chegou a hora de planear o seu acampamento de Patrulha. Dedique algum tempo em cada Conselho de Patrulha para discutir o assunto. São muitos detalhes, portanto o planeamento deve começar com algumas semanas de antecedência.
 
a) Local: Três factores são importantes e devem ser considerados na escolha do local: abrigo, água potável e lenha. Você encontrará conselhos úteis no livro "A Patrulha vai ao Campo". Lembre-se do problema de transporte. Uma dica: o terreno dos pais de um dos escuteiros da sua Unidade é um bom local para começar.

b) Quando: Melhor é começar com um fim de semana, sair no Sábado pela manhã e retornar no Domingo à tarde. Utilizar um feriado, prolongando em mais um ou dois dias o acampamento, só quando você já estiver habituado a conduzir acampamentos de Patrulha.

c) Como: Organizando a sua Patrulha. Cada um sabe exactamente o que vai fazer quando chegar ao campo. Quem vai montar o Canto do Lenhador, quem vai procurar lenha, quem vai acender o fogo e preparar a primeira refeição, quem vai montar as barracas, quem vai testar o lampião, quem vai buscar água e etc. A não ser que o acampamento seja para treinar construções de pioneirismo, evite construir mesas, fogões suspensos, lavatórios de louças, e outras que levam tempo, e praticamente não são usadas num acampamento de dois dias. Não há necessidade de derrubar bambus ou outro material para tão pouco tempo.

d) Outros itens: equipamentos pessoais, cardápios, objectivos.

Finalmente, conduza o seu acampamento como um bom acampamento de Unidade é conduzido: Alvorada na hora certa, inspecção das barracas e dos equipamentos pessoais - da cozinha e dos utensílios, higiene pessoal, hora certa para refeições, hora certa de silêncio. Tudo deve ser levado a cabo estritamente de acordo com o planeado.
 
Caso o local ofereça condições para a prática da natação, só permita a entrada na água se pelo menos metade da sua Patrulha souber nadar, e sempre com um observador do lado de fora da água. Nesta hora peça a ajuda do acompanhante adulto (pai ou Assistente de Chefe) para o acompanhar. Caso contrário, não permita a natação. 
adaptado do "Manual do Curso Técnico do Ramo Escoteiro"
da União de Escoteiros do Brasil

Sem comentários: