Durante as actividades escutistas muitas vezes existe a necessidade de cozinhar.
Seja recorrendo a um fogão a gás ou a lenha, a preparação dos locais onde vais realizar fogo deve obedecer a alguns cuidados.
Vamos de seguida mostrar-te, em pormenor, um esquema possível para uma cozinha em campo.
- Desmatar a área em torno da cozinha e afastar os materiais inflamáveis, pelo menos, 1 metro para cada lado da zona de fogo.
- O fogão deve estar ladeado por protecções feitas de materiais não inflamáveis que, para além de impedir o alastrar do fogo, impedem as correntes de ar.
- A botija de gás deve ficar afastada do fogão, pelo menos, 1.5 metros, no caso do fogão disponível ser como representado na figura acima.
- Criar o cargo de responsável pela segurança que, em conjunto com o cozinheiro, deve dispor de um corredor de acesso ao fogão.
- O responsável pela segurança fica encarregue de apagar qualquer fogo que surja na zona da cozinha e de preparar e testar o material de combate a incêndios.
- Ter sempre à mão material de combate a incêndios: balde de água, pá e areia, extintor, etc.
- Lembra-te que durante o período crítico de incêndios florestais não é permitida a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos.Não é permitida também a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos e não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, nos meses de estio, a definir anualmente por portaria, conforme o contexto climático, normalmente incluindo os meses de Junho a Setembro.
Ficha Técnica:
Edição nº2 - 2009
Design: Gonçalo Vieira
Ilustração: Pedro Alves
Edição nº2 - 2009
Design: Gonçalo Vieira
Ilustração: Pedro Alves
Edição do:
Sem comentários:
Enviar um comentário