terça-feira, 17 de julho de 2012

Neomys anomalus, Musaranho-de-água

Taxonomia
Mammalia, Insectivora, Soricidae.

Tipo de ocorrência
Residente.

Classificação
INFORMAÇÃO - INSUFICIENTE - DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente quanto à dimensão da extensão de ocorrência e da área de ocupação.

Distribuição
A espécie é euroasiática, ocorrendo desde a Península Ibérica até à Ásia Menor; o seu limite setentrional situa-se na costa do Mar Báltico (Mitchell-Jones et al. 1999).

Em Portugal, distribui-se pelo Norte e Centro, particularmente nas zonas montanhosas (Mathias 1999, Mira et al. 2003). A espécie foi capturada no Parque Natural de Montesinho (CM Quaresma, com. pess.), no Parque Nacional da Peneda-Gerês (CM Quaresma, com. pess.) e no Parque Natural da Serra da Estrela (Carvalho 1996).

População
Não há informação sobre os parâmetros populacionais da espécie em Portugal.

Habitat
Habita nas proximidades de cursos de água limpa mas também tem sido esporadicamente detectada a alguma distância destes, em zonas com elevado grau de humidade. De acordo com Spitzenberg (1990), a espécie varia a sua preferência de habitats dentro e fora da área de simpatria com Neomys fodiens: fora da área de competição torna-se mais aquático e habita preferencialmente os pequenos cursos de água, charcos e as zonas ripícolas associadas.

Factores de Ameaça
Possivelmente, a espécie é afectada por alterações da morfologia do curso de água, da estrutura do leito e das margens, do regime hidrológico e da qualidade da água.

Medidas de Conservação
Recomenda-se a realização de estudos de bio-ecologia e distribuição que permitam avaliar qual a situação da espécie no nosso país e descrever uma situação de referência a partir da qual se possa iniciar um processo de monitorização periódica da evolução das populações.

Notas
De acordo com Spitzenberg 1990, os indivíduos desta espécie apresentam maior dimensão corporal no limite Sul da distribuição e fora da área de competição com a sua congénere N. fodiens.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: