A velocidade de obturação determina o tempo durante o qual o obturador da sua câmara fica aberto. Nesse período, a luz entra pela objectiva e segue até ao sensor, criando a exposição.
Este tempo pode ser determinado por si, e a escolha depende do assunto que está a fotografar e da interpretação visual da cena que pretende obter.
Quer pretenda "congelar" a acção, com uma velocidade rápida, ou criar uma sensação de movimento, introduzindo arrasto com uma velocidade lenta, perceber este mecanismo oferece-lhe possibilidades criativas infinitas.
A forma mais fácil de controlar a velocidade de obturação é fotografar no modo de Prioridade ao obturador (S ou Tv), que se activa na roda de selecção de modos (à direita) ou no menu. Neste modo, escolhe-se a velocidade de obturação e a câmara atribui automaticamente a abertura, em função da luz existente, para obter uma exposição correcta.
Outra opção é usar o modo Manual, que lhe dá controlo total sobre a abertura e a velocidade. No entanto, este modo é mais moroso e requer mais prática.
A sensibilidade ISO também influencia a velocidade de obturação necessária para uma foto nítida e com boa exposição. Quanto mais alto o ISO, mais sensível à luz é o sensor e mais rápidas as velocidades possíveis. É muito útil em situações em que tem de segurar a câmara na mão.
in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário