sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Guia prático para... Melhorar a composição I

Horizontal ou vertical?

Há uma tendência comum para se compor fotos na horizontal (formato de paisagem), sem sequer se considerar uma composição vertical (formato de retrato). Isto deve-se não só à perspectiva natural dos nossos olhos sobre as coisas, mas é também uma questão de hábito; afinal, na maioria das câmaras os controlos estão dispostos apenas na horizontal.
Treinar o olhar para fazer análises verticais pode demorar algum tempo, mas o simples acto de rodar a sua câmara e compor verticalmente pode melhorar significativamente uma foto. E não são apenas os assuntos altos que se adequam a esta orientação; as paisagens também podem beneficiar da verticalidade, já que a sensação de profundidade da cena é reforçada e pode usar-se linhas para orientar o olhar do espectador.
Não inclua demasiado "espaço morto" na imagem, em especial quando usa uma grande-angular. As áreas vazias raramente contribuem para o sucesso da foto e tornam o assunto demasiado pequeno e pouco impactante. Nas palavras do fotógrafo de guerra Robert Capa: "Se as suas fotos não são suficientemente boas, é porque não está perto o suficiente." Deve, portanto, deslocar-se para perto do assunto ou aproximá-lo com o zoom. O que inclui na composição é tão importante quanto o que exclui. Procure elementos interessantes (como este barco) que preencham e dêem interesse ao primeiro plano.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: