quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Placas mãe - Fonte de alimentação

Além do tamanho e da disposição mais prática dos encaixes das portas de série, paralelas, PS/2 e USB, outra grande diferença do padrão ATX sobre o antigo padrão AT, é a fonte de alimentação.

Enquanto no AT a fonte é “burra” limitando-se a enviar corrente ou interromper o fornecimento quando o botão liga-desliga é pressionado, no padrão ATX é utilizada uma fonte inteligente. A fonte ATX recebe ordens directamente da placa mãe, o que permite vários recursos novos, como a possibilidade de desligar o computador directamente pelo sistema operativo, sem a necessidade de pressionar o botão liga-desliga, programar o computador para ligar ou desligar sozinho num horário pré-programado, entre outros.

O próprio funcionamento do botão liga-desliga numa caixa ATX também é diferente.

Em primeiro lugar, o botão não é ligado na fonte, como no padrão AT, mas sim ligado ao conector “ATX Power Switch”, um conector de dois pinos da placa mãe, que fica próximo aos conectores para as luzes do painel da caixa. O comportamento do botão ao ser pressionado também é diferente. 

Estando o computador ligado, apenas um toque no botão faz o computador entrar em modo "suspend". Para realmente cortar a eletricidade, é preciso manter o botão pressionado por mais de 4 segundos.

Mais uma diferença, diz respeito ao conector da fonte de alimentação. Em placas mãe padrão AT, o conector possui 12 contactos, que recebem da fonte tensões de 5 e 12 volts. Em placas padrão ATX, o conector é um pouco diferente, possuindo 20 contactos e recebendo também a tensão de 3.3v.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
Fonte de Alimentação AT
Fonte de Alimentação ATX

 
 
 
 

Sem comentários: