quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O que é um Sistema de Arquivos?


Após a formatação física, feita pelo próprio fabricante do disco rígido nas etapas finais da produção, temos um disco rígido dividido em trilhas, sectores e cilindros, toda a infra-estrutura básica para permitir que a cabeça de leitura possa ler e gravar dados.

Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operativo, é necessária uma nova formatação, a chamada formatação lógica. A formatação lógica consiste em escrever no disco a estrutura do sistema de arquivos utilizado pelo sistema operativo.

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operativo controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operativos usam diferentes sistemas de arquivos.

Para ilustrar este quadro, imagine numa empresa duas secretárias, ambas com a função de organizar vários documentos, de modo que possam localizar qualquer um deles com facilidade.

Como as duas trabalham em departamentos diferentes, cada uma iria organizar os documentos da maneira que achasse pessoalmente mais conveniente e provavelmente uma não entenderia a forma de organização da outra.

Do mesmo modo que as secretárias, os sistemas operativos organizam o espaço do disco rígido do modo que permita armazenar e aceder aos dados de maneira mais eficiente, de acordo com os recursos, limitações e objectivos do sistema.

Diferentes sistemas operativos existem com diferentes propósitos. O Windows 98, por exemplo, é destinado basicamente para uso doméstico, tendo como prioridade a facilidade de uso e a compatibilidade. Sistemas baseados no Unix já têm como prioridade a estabilidade e segurança.


Claro que com propósitos tão diferentes, estes sistemas usam de diferentes artifícios para organizar os dados no disco, de modo a melhor atender os seus objectivos.

Depois destas várias páginas de explicações técnicas, talvez você esteja achando que este é um processo difícil, mas é justamente o contrário. Para formatar um disco a ser utilizado pelo Windows 98, por exemplo, precisamos apenas arrancar através de uma disquete, e usar o programa FDISK, seguido do comando FORMAT C: (ou a letra da unidade a ser formatada).

Outros sistemas operacionais algumas vezes incluem até mesmo “Wizzards”, que orientam o utilizador sobre a formatação lógica do disco durante o processo de instalação. O Conectiva Linux, a partir da versão 6 (assim como outras distribuições actuais do Linux) possui até mesmo uma opção de particionamento automático, dada durante a instalação. Para os que preferem o particionar o disco rígido manualmente, existe um programa gráfico muito fácil de usar.

No Windows 2000 o particionador é igualmente fácil, apenas com a diferença de funcionar em modo texto.

Os sistemas de arquivos mais usados actualmente, são: a FAT16, compatível com o DOS e todas as versões do Windows, a FAT32, compatível apenas com o Windows 98 e Windows 95 OSR/2 (uma versão “debugada” do Windows 95, com algumas melhorias, vendida pela Microsoft apenas em conjunto com computadores novos), o NTFS, compatível com o Windows NT, o EXT2, usado pelo Linux, e o HPFS compatível com o OS/2 e versões antigas do Windows NT.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: