sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sensores de Imagem - Limpeza

Quando se substitui a objectiva de uma câmara reflex digital, ou em ambientes ventosos e poeirentos, o pó pode entrar na câmara e ultrapassar o filtro protector do sensor da imagem. Estas partículas de pó formam pontos escuros em qualquer imagem que capte posteriormente. Uma das formas de verificar se tem sujidade no sensor consiste em captar algumas fotos de um céu luminoso ou de um cartão branco. Depois, abra a imagem no seu programa de edição fotográfica e aumente-a para ver se há algum ponto de pó escuro nas áreas luminosas, que deveriam ser uniformes.

Este problema é de tal forma sério que os fabricantes de câmaras fazem todos os possíveis para o evitar, incluindo o seguinte:

Reduzindo o pó, minimizando as partículas produzidas pela própria câmara. Para isso adoptam materiais para a construção do corpo e do obturador que não criem poeiras ou outras partículas durante o desgaste normal.
Dificultando a entrada de pó através do filtro de protecção (low-pass), com revestimentos mais resistentes. (O filtro low-pass está em frente ao sensor da imagem e foi projectado para eliminar o efeito moiré e conseguir cores mais exactas.)
Repelindo as poeiras através da aplicação de uma carga anti-estática ao filtro low-pass que cobre o sensor, para prevenir que a electricidade estática atraia o pó.

Removendo as poeiras, colocando uma unidade vibratória ultra-sónica junto ao filtro
low-pass, para que as poeiras sejam afastadas antes de se fixarem. O pó expulso é depois agarrado por um material adesivo que evita que volte para o ar. Estas vibrações podem ocorrer automaticamente quando liga e desliga a câmara, ou manualmente através da selecção dos menu.
Colocando o pó fora de foco. O filtro low-pass - normalmente uma única unidade -
pode ser dividido em duas camadas, uma frontal e outra traseira. A camada frontal, onde o pó ficará acumulado, é colocada suficientemente longe do sensor para que os pontos de pó fiquem fora de foco e menos visíveis na imagem.

Processamento de limpeza. Basta fotografar uma parede ou uma folha branca (ou retirando a objectiva da câmara, mas por um curto espaço de tempo) e a
Estes são os cinco passos,
recomendados pela Photographic
Solution, para limpar o seu sensor
de imagem com os seus cotonetes
para sensores e o liquido de limpeza
Eclipse.
câmara regista o tamanho e a posição das partículas de pó no sensor. Isso cria um “mapa” que depois pode ser associado a todas as imagens como metadados. Quando as imagens e o “mapa” de dados anexo são transferidos para um computador, o software fornecido com a câmara pode utilizar a informação do “mapa” para remover o efeito dos pontos na imagem.
Limpar o sensor manualmente. Quando tudo o resto falha, a sua única opção é enviar a sua câmara aos serviços centrais do fabricante (o que ao fim de algum tempo se pode tornar incómodo) ou limpá-lo você mesmo. Se a sua opção for esta última, utilize o comando do menu para bloquear o espelho, que ficará levantado e fora do seu “caminho”, e abra o obturador para alcançar a superfície do sensor. Depois deve limpar o sensor (aliás o filtro low-pass) com cotonetes e um líquido de limpeza desenvolvidos especificamente para o efeito. Nunca utilize ar comprimido ou outros produtos de limpeza no sensor. Os produtos para limpeza de sensores são disponibilizados por fornecedores como a B&H ou Calumet. Para mais informações faça uma pesquisa no Google por “cleaning image sensor”, mas não se esqueça que está “por sua conta”.


Sem comentários: