Taxonomia
Aves, Passeriformes, Sylviidae.
Aves, Passeriformes, Sylviidae.
Tipo de ocorrência
Residente. Endémico dos Açores.
Classificação
CRITICAMENTE EM PERIGO - CR (B1ab(iii)
Fundamentação: População confinada à ilha de Santa Maria, com uma extensão de ocorrência bastante restrita (inferior a 100km2), a que pode corresponder apenas uma localização; tem sofrido declínio continuado da extensão e da qualidade do habitat.
Distribuição
Regulus regulus sanctae-mariae encontra-se confinada à ilha de Santa Maria, no Grupo Oriental (Bannerman & Bannerman 1966).
Nos Açores foram descritas três subespécies distintas da espécie Regulus regulus: azoricus restrita à ilha de São Miguel, sanctae-mariae restrita à ilha de Santa Maria e inermis distribuída pelas ilhas das Flores, São Jorge, Terceira, Faial e Pico.
População
Não existem informações pormenorizadas sobre a distribuição e a abundância desta subespécie. No entanto, com base na informação disponível para a subespécie inermis (Melo 1998), admite-se que a sua população será superior a 10.000 indivíduos maturos.
Com efeito, na ilha do Pico foram referidas densidades de estrelinha entre 0,52 e 10,78 casais/ha, de acordo com os diferentes tipos de biótopo (Melo 1998).
Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada (BirdLife International 2004).
Habitat
Nos Açores, ocupa preferencialmente zonas de mato misto e mato de folhado Viburnum tinus e urze Erica azorica, nidificando em urzes e em cedros-do-mato Juniperus brevifolia (Bannerman & Bannerman 1966).
Factores de Ameaça
A substituição em larga escala de áreas de floresta natural por zonas de pastagem e a rápida expansão de algumas espécies de plantas exóticas invasoras constituem as principais ameaças para esta população.
Medidas de Conservação
A estrelinha encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação. No entanto, organizações locais de ambiente têm realizado acções de sensibilização sobre a avifauna que nidifica na ilha de Santa Maria, divulgando em particular a estrelinha.
As prioridades de conservação para esta espécie incluem a clarificação do estatuto taxonómico das populações de estrelinha, nomeadamente através da análise dos padrões biométricos, bioacústicos e de variabilidade genética.
Notas
As outras duas subespécies que ocorrem nos Açores, R. r. inermis e R. r. azoricus encontram-se em situação Pouco Preocupante (LC).
A espécie ocorre também como invernante no Continente, onde apresenta população numerosa e com distribuição alargada, classificada como Pouco Preocupante (LC).
in Livro Vermelho dos Vertebrados
Sem comentários:
Enviar um comentário