sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sensores de Imagem - Tamanhos e Proporções

A gama de tamanhos dos
sensores da imagem varia
entre os minúsculos e os de
tamanho equivalente ao 35
mm – chamados sensores
full frame.
O sensor de imagem de uma câmara tem duas características importante e relacionadas – o tamanho e as proporções (aspect ratio).

Tamanho do sensor
Os sensores de imagem têm diferentes tamanhos consoante são integrados em câmaras de apontar-e-disparar ou em reflex profissionais. As reflex de consumo normalmente utilizam sensores de tamanho correspondente a um fotograma de película APS. As reflex profissionais por vezes utilizam sensores de tamanho equivalente ao filme de 35 mm – chamados sensores full-frame (de tamanho integral). As câmaras de médio formato têm sensores ainda maiores. Os sensores de imagem maiores geralmente têm também fotodíodos maiores, permitindo captar mais luz e menos ruído. O resultado é imagens mais limpas, brilhantes e nítidas. Uma vez que o tamanho dos fotodíodos é tão importante, um sensor de 6 megapíxeis maior que um outro de 8 megapíxeis normalmente consegue melhores imagens. O ruído não é o único problema, os sensores mais pequenos também requerem objectivas melhores e mais caras, sobretudo para uma definição de grande-angular. Estes são alguns dos tamanhos de sensores mais comuns:

Proporções (Aspect ratios) 
A proporção de um sensor de
imagem determina o formato
da sua impressão.
Os sensores de imagem têm diferentes proporções ou aspect ratios – o rácio ou proporção entre a altura e a largura do sensor. A proporção de um quadrado é de 1:1 (largura e altura iguais) e a do filme de 35 mm é de 1,5:1 (a largura é 1,5 vezes maior que a altura). A maioria dos sensores de imagem varia entre estes dois extremos. O aspect ratio de um sensor é importante, porque determina o formato e a proporção da imagem que cria. Quando uma imagem tem uma proporção diferente da do equipamento onde a visualiza ou imprime, tem de ser reenquadrada ou redimensionada para corresponder a esse formato. A opção será cortar uma parte da imagem ou desperdiçar uma área de visualização ou de papel. Para ter uma noção melhor, experimente imprimir uma imagem quadrada numa folha rectangular de forma a que a imagem seja impressa na integra, como o original, mas também de forma a ocupar toda a área do papel.

Para calcular as proporções (aspect ratio) de qualquer câmara, divida o valor da resolução maior pelo valor da resolução menor. Por exemplo, se um sensor tiver uma resolução de 4368 x 2912, divida o primeiro pelo segundo valor. Neste caso o aspect ratio é de 1,5, o mesmo que o do filme de 35 mm, mas diferente do de uma folha de papel de 21 x 28 cm.


Estes exemplos ilustram diferentes aspect racios. A imagem do topo foi dimensionada para corresponder com o formato de uma folha de 21 x 28 cm. Ficam margens brancas nas áreas superior e inferior da folha. A imagem de baixo foi dimensionada para cobrir essas áreas da página, mas há partes da imagem que excederam os limites e não foram impressas.

Aqui temos um sensor de 39 megapíxeis (36 x 48 mm) da Hasselblad (em cima) comparado com um sensor de 11 megapíxeis de tamanho correspondente ao 35 mm (24 x 36 mm) de uma reflex. Repare nas diferenças de tamanho e de proporção.
Imagem cortesia da Hasselblad.


Os sensores de imagens das câmaras integradas em telemóveis são muito pequenos.
Cortesia da OmniVision.





Sem comentários: