terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Saxicola rubetra, Cartaxo-nortenho


Taxonomia
Aves, Passeriformes, Turdidae.

Tipo de ocorrência
Estival nidificante.

Classificação
VULNERÁVEL - VU* (D)
Fundamentação: Espécie com tamanho reduzido da sua população (estimado entre 50 e 1.000 indivíduos) e com área de ocorrência muito restrita. Na adaptação à escala regional desceu uma categoria, por se admitir que a população em Portugal poderá ser alvo de imigração significativa das regiões vizinhas e por não ser previsível que essa imigração venha a diminuir.

Distribuição
A área de nidificação estende-se por grande parte da Europa, embora esta espécie seja rara ou ausente em muitas das regiões mais meridionais; fora da Europa, encontra-se nos sectores mais ocidentais da Ásia; migrador transariano, inverna em África (Cramp 1992).

Em Portugal, durante a época de reprodução, o cartaxo-nortenho encontra-se apenas em sectores elevados do Parque Nacional da Peneda-Gerês e nas suas imediações, assim como no Parque Natural de Montesinho (Coverley 1933, Rufino 1989, Pimenta & Santarém 1996, Reino 1996).

População
A população nacional estará compreendida entre 50 e 1.000 indivíduos. No Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma das principais áreas de ocorrência em Portugal, foram estimados cerca de 50 casais nidificantes (Pimenta & Santarém in prep.). No Parque Natural de Montesinho, outro dos núcleos conhecidos, a espécie é muito escassa (Reino 1994, 1996).

Não há indicações de que a dimensão da população se tenha alterado substancialmente nos últimos anos, nem indícios de que esta espécie possa estar em decréscimo à escala nacional. No Parque Nacional da Peneda-Gerês concentra-se basicamente em Castro Laboreiro, onde a população tem permanecido estável, e ocorre também no planalto da Mourela, onde apresenta sinais de redução (Campinho et al. 1991, Pimenta & Santarém in prep.).

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Não Ameaçada, embora ainda provisoriamente (BirdLife International 2004).

O cartaxo-nortenho em Espanha está classificada como Pouco Preocupante (LC) (Madroño et al. 2004) e não estão documentadas regressões populacionais para esse país (Illera 2003), o que leva a admitir um risco de extinção em Portugal mais reduzido, tendo-se descido uma categoria na adaptação regional.

Habitat
Ocorre geralmente em altitudes de 1.000-1.200m, em matos higrófilos associados a cabeceiras de linhas de água (M Pimenta & ML Santarém, com. pess.). Também frequenta prados de montanha com carvalho-negral disperso (Reino 1994).

Factores de Ameaça
As reflorestações, os incêndios e a alteração das práticas de pastoreio tradicionais constituem ameaças potenciais para esta espécie nas áreas de reprodução.

As alterações climáticas também poderão ser um factor de ameaça importante para estas populações que habitam o extremo sudoeste da área de distribuição da espécie.

Medidas de Conservação
A quase totalidade das áreas de cria desta espécie em Portugal estão inseridas dentro de Áreas Protegidas. Assim, é fundamental a incorporação de medidas, nos planos de ordenamento destas áreas, que permitam a conservação do habitat do cartaxo-nortenho.

É igualmente importante criar um sistema de monitorização desta espécie rara, de forma a poder avaliar com mais rigor as suas tendências populacionais.

Notas
Esta espécie apresenta, em Portugal continental, uma população migradora de passagem que é consideravelmente mais numerosa do que a população nidificante.

in Livro Vermelho dos Vertebrados


Sem comentários: