sexta-feira, 18 de abril de 2014

Edição de Fotografias – Edição Local

As ferramentas red eye (olho
vermelho) e remove spots
(remover manchas) são as
únicas ferramentas de edição
local do Lightroom. Todas as
outras são para edição global.
A edição local permite alterar áreas seleccionadas de uma imagem. Os programas mais recentes, tais como o Aperture e o Lightroom concentram-se em alterações globais, por isso, para realizar a maioria das edições locais, é necessário exportar as fotografias para o Photoshop ou outro programa similar. É possível especificar o formato em que uma fotografia é exportada. Por exemplo, para exportar uma imagem para o Photoshop, é aconselhável fazê-lo no formato nativo deste programa, o PSD. É neste ficheiro PSD que são feitas as edições locais. Quando o trabalho está terminado, é possível reimportá-lo para o Lightroom.

Quando é usado um programa tal como o Photoshop, existem várias operações que não são possíveis de executar no Aperture ou no Lightroom:
  • Seleccionar. Quando é seleccionada uma área da imagem, é possível editar apenas essa área, sem afectar o resto da fotografia. Também é possível, copiar, mover ou eliminar áreas seleccionadas para criar colagens ou eliminar fundos, por exemplo.
  • Montagem. É possível cortar uma parte seleccionada de uma fotografia e colá-la noutra imagem para criar uma montagem.
  • A caixa de ferramentas do
    Photoshop contém muitas
    das ferramentas usadas
    para realizar ajustes locais,
    incluindo healing (recuperar),
    dodging (iluminar), burning
    (escurecer), cloning (clonar)
    e painting (pintar).
  • Healing e Cloning (recuperar e clonar). Muitas imagens têm pequenas imperfeições, tais como uma pequena mancha num retrato, reflexos, ou mesmo fios telefónicos que é necessário remover. Algumas áreas da imagem poder ser beneficiadas de forem mais luminosas ou escuras que as áreas envolventes. O modelo de um retrato pode ter ficado com olhos vermelhos, causados pelo uso do flash numa sala escura. A ferramenta Healing Brush (pincel recuperador) funciona misturando a área de amostra com o fundo, de uma forma em que textura, brilho, transparência e sombras não são alterados. É possível pintar com píxeis retirados de uma amostra da própria imagem, ou com qualquer outro padrão. No Lightroom, a ferramenta Remove Spots (remover manchas) permite reparar uma área seleccionada da imagem, com uma amostra retirada de outra área. A ferramenta Clone (clonar) copia uma amostra de uma fotografia para a área seleccionada. A ferramenta Heal (recuperar) copia apenas textura, brilho e sombras da área da amostra para a área seleccionada.
  • Dodging e burning (iluminar e escurecer). Estas ferramentas que, como o nome indica, servem para iluminar ou escurecer uma parte da imagem, são equivalentes às duas mais populares técnicas de laboratório, desde as primeiras impressões, realizadas a partir de negativos.É possível usar um pedaço de cartão para bloquear a luz de certas partes de uma imagem, para torná-las mais claras (dodging). Por outro lado, é possível usar um cartão com uma abertura cortada a meio, que permitia que a luz passe, para escurecer apenas essa área da imagem (burning). No Photoshop é possível fazê-lo, passando um pincel específico na área da fotografia a ajustar.
  • Adicionar texto a imagens é normalmente uma tarefa mais ligada aos designers gráficos, do que aos fotógrafos. No entanto, é aconselhável saber como fazê-lo, para conseguir adicionar títulos ou notas de direitos de autor às imagens, ou inventar maneiras de combinar texto e imagem de forma criativa.
  • Layers (camadas). Quando uma fotografia digital é aberta no computador, ele tem apenas um layer – a camada de fundo (backgound), que contém a imagem. Quaisquer alterações feitas a esta camada afectam os seus píxeis permanentemente. Para evitar alterações permanentes, adicionam-se layers onde são realizadas as edições. É como se estivesse a cobrir a fotografia original com folhas de acetato, nas quais faz ajustes à imagem que está por baixo, adiciona texto ou cores, pinta e desenha.
  • Blending modes (modos de mistura). Esta opção determina a forma como uma cor que é aplicada com uma ferramenta, interage com as cores dos layers inferiores.
  • Transformations (transformações). Permitem dimensionar, rodar, inclinar, distorcer e dar perspectiva às áreas seleccionadas.
  • Effects (efeitos). Esta opção permite adicionar sombras a um texto ou biselar os contornos de uma imagem. É possível combinar efeitos, usando primeiro um e depois o outro. Por exemplo, pode-se suavizar um retrato, para tornar a sua aparência mais romântica, vinhetá-lo e adicionar-lhe uma moldura.
  • O fundo da imagem do
    monstro foi seleccionado e
    removido (em cima), uma
    nova fotografia foi aberta
    (no meio), e depois o
    monstro foi copiado (à
    direita) para criar uma
    montagem.
  • Masking (adicionar máscaras). Esta opção permite restringir os ajustes a apenas uma área seleccionada da imagem. Ao contrário de uma selecção, uma máscara é uma imagem em escala de cinzas, tal como outra qualquer. Isto significa que é possível editá-la normalmente: usando pincéis, borrachas, filtros e quase todas as técnicas e ferramentas que existem. Dispor de todas estas ferramentas significa que é possível criar selecções mais complexas do que com as ferramentas de selecção. Como as máscaras tornam possível a realização de selecções precisas, estão no núcleo da montagem – a criação de uma nova imagem através da junção de partes de outras imagens. Pode-se cortar e colar áreas seleccionadas, ou tornar algumas áreas transparentes para mostrar os layers inferiores. Assim que dominar algumas ferramentas básicas, as possibilidades são infinitas.
 
  • Animações GIF. É possível criar uma animação, adicionando imagens, como layers, em cima umas das outras. Depois de serem guardadas em formato GIF, as imagens são reproduzidas como fotogramas de um filme.


  • Stitching (coser). Esta opção permite “coser” uma série de imagens tiradas em série, ao lado umas das outras, para criar panorâmicas que captam uma extensa vista da paisagem.


Sem comentários: