Concepção da obra
Quando queres executar qualquer trabalho de fraoissartage, há que ter em conta alguns aspectos importantes:
- Em primeiro lugar reflectir nos diferentes serviços que vão ser pedidos à construção: qual a sua função? ponte, torre, assento... Qual o peso que suportará? Durante quanto tempo?
- Procura imaginar formas harmoniosas e a melhor disposição, com recurso a vários croquis. Escolhe o que te parece melhor e faz uma maquete à escala: 2 a 5 cm por metro, de modo a ficares com a ideia precisa do conjunto.
- Pensa no equilíbrio geral da obra. Para tal analisa as forças que se exercem sobre o conjunto, flexões, compressões, tracções a que peças estarão sujeitas, para que, de acordo com elas, escolheres o tipo de madeira e de encaixe mais adequado.
- Toma atenção à solidez da obra. Não faças furos demasiado perto uns dos outros, senão arriscas-te a que por exemplo, o banco não aguente contigo.
- Antes de começar faz o inventário das peças necessárias para a construção (em dimensão e quantidade). Tantos toros de 5 cm de diâmetro e 1 metro de comprimento, etc.. Isto irá permitir que se reparta, de igual modo, o trabalho entre os elementos da patrulha: um serrará, outro fará as caixas e as espigas, outro os cortes à meia cana, outro as cavilhas necessárias, etc..
Sem comentários:
Enviar um comentário