quarta-feira, 9 de julho de 2008

O equipamento

O equipamento necessário depende, naturalmente, do tipo de acampamento escolhido. Devem ser consultados atentamente manuais e guias de Parques de Campismo, se o acampamento se desenvolver num parque de campismo. 
Consultar de modo especial os capítulos referentes a campismo em barco e velocampismo, bem como a lista de material que se encontra, habitualmente, em anexo.
Se se tiver necessidade de equipamento pesado, deve-se ponderar antes de o comprar novo:
  • pode-se alugar o equipamento no local (economia nas despesas com o transporte)?
  • pode-se alugar na nossa região e transportá-lo a bom preço?
  • pode-se comprar o equipamento usado em bom estado?
  • pode-se passar sem ele sem mudar o tipo do acampamento?
O equipamento pesado deve ser objecto de uma inspecção minuciosa para se ter a certeza que se encontra em condições de segurança e funcional.
Se os jovens construírem instalações, analisar cuidadosamente o seu trabalho preocupando-se com os riscos de inundação, de incêndio ou de desabamento.
O material ligeiro, colectivo ou individual, está muitas vezes registado nas listas que se fazem anualmente. É recomendável verificar estas listas para ver se algumas peças do equipamento ou alguns artigos não poderiam ser eliminados ou substituídos por outros em função da preocupação da segurança e do ambiente.
Por exemplo, pode-se determinar que os mata-moscas, os desodorizantes aerossóis e os detergentes com fosfatos são proibidos. Ou ainda levantar a questão das machadas, pela tentação de cortarem troncos vivos.

Sem comentários: