sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sabia que contribui para a poluição do ambiente com venenos e substâncias perigosas? Que isso pode prejudicar a natureza, você e o próximo? II

Muitos desses venenos ou “remédios” que são despejados em esgotos e em ribeiros ou mesmo no fundo do quintal contaminam o lençol freático (água na terra que abastece poços e fontes) e, como não são eliminados pelo tratamento convencional de água, podem voltar para nossas torneiras e fazer mal à saúde. Quando você usa água de chuva recolhida do telhado, em áreas onde há pulverizações aéreas de veneno ou insecticida, deve-se desfazer da primeira água de chuva, para evitar água contaminada. Evite passar herbicida na vegetação do terreno baldio, pois seus resíduos, conforme o princípio activo, podem contaminar o lençol freático, ou eles podem ser levados pela enxurrada, até aos ribeiros e quando a água desses for usada para abastecimento da cidade, a água da sua torneira poderá conter resíduos de herbicida e prejudicar sua saúde. Por isso, para ser um legítimo cidadão precavido, não use venenos! Use maneiras alternativas para controlar pragas.

No caso de pragas de plantas, existem métodos alternativos de combate, dentre os quais a captura de eliminação mecânica de insectos ou pragas. Se você plantar flores no meio da horta, ajuda a esconder o tomate das pragas, por exemplo. A diversidade de plantas diminui os riscos de um insecto trazer a família para se banquetear na alface. Se o ambiente for amigo das joaninhas, fornecendo abrigo, elas ajudam a controlar os pulgões das laranjeiras. Consulte alguém que entenda do assunto, em caso de necessidade.

O que fazer? Em primeiro lugar deve-se reduzir o uso de venenos. É necessário usar medidas de prevenção, que podem ter mais impacto, como manter o ambiente limpo, eliminar água empoçada e realizar o despejo selectivo de lixo. Quando for utilizar veneno, deve verificar a dose correcta, a época mais adequada, o equipamento mais adequado para aplicar, o local exacto que deve receber o veneno, a vestimenta que se deve usar, como se deve lavar as mão após o uso, como guardar as embalagens não vazias e como manejar as embalagens vazias e outros detalhes.

Tem mais? Sim. Quando deita pilhas e baterias, que contêm elementos tóxicos (chumbo, cádmio, mercúrio, níquel, prata, lítio, zinco e manganês), ou ácidos, ou lâmpadas fluorescentes de mercúrio queimadas no lixo ou no terreno baldio, contamina o ambiente e cria fontes de intoxicação de crianças, de animais e de outros seres vivos. Já existem no mercado pilhas e baterias fabricadas com elementos não tóxicos, que podem ser despejadas, sem problemas, no lixo domiciliar. As baterias de carro, além de ácidos, contêm chumbo, elemento muito perigoso para a saúde humana, animal e do ambiente. Procure saber como desfazer-se desses materiais de maneira segura.

Ainda tem mais. Quando lança o esgoto da sua casa, que contém fosfato (por exemplo, dos sabões líquidos) e nitratos (por exemplo, das fezes e da urina) no ribeiro e estes se acumularem em lagoas ou em represas, gerando a eutrofização das águas, pode ocorrer estímulo de desenvolvimento de aguapés e de algas; algumas dessas algas podem ser tóxicas. O desenvolvimento excessivo de algas consome o oxigénio dissolvido na água, o que mata peixes e outros organismos aquáticos. Quando a água for submetida ao tratamento com cloro, a decomposição dessas algas (limo) pode resultar num cheiro horrível de BHC na água, ou as toxinas destas algas podem passar para a água, tornando-a tóxica. Pessoas hospitalizadas já morreram por causa dessas toxinas em água tratada convencionalmente. Procure usar detergentes sem fosfato. Despeje o esgoto na rede que vai para tratamento.

Evite fossas negras, que contaminam as águas do lençol freático. Quando a sua empresa tiver fossa séptica, não permita que o caminhão limpa-fossa lance esse material no ribeiro mais próximo e exija que o descarregue em local apropriado, para evitar a eutrofização de corpos de água. Existem diversos equipamentos, alguns simples e outros mais sofisticados, para o tratamento de águas negras (fossa); por exemplo, fossas biodigestoras domésticas, tratamento aeróbio e anaeróbio de águas sanitárias em lagoas de decantação e outros, inclusive para aproveitamento do metano para gerar energia, quando em grande volume.

Se na sua empresa houver tanques de combustível enterrados, procure trocá-los por reservatórios superficiais, para evitar que seu vazamento contamine as águas do lençol freático e dos aquíferos com substâncias tóxicas.

O que faz com resíduos sólidos, líquidos, gasosos e radioactivos de seus laboratórios químicos ou biológicos ou de seus processos industriais? São menos produzidos, reutilizados, reciclados ou inactivados, para despejo ou incineração?

Onde despeja os resíduos e os entulhos de construção e de demolição, incluindo tintas, solventes e outros?

Quanto ao problema com os agrotóxicos - insecticida, acaricida, fungicidas e bactericidas, formicidas, lesmicidas e outros-, já pensou a respeito, antes de usar, pois as consequências do mau uso, inclusive das suas embalagens, podem ser fatais? Primeiro, tome muito cuidado no manuseio. Nunca use a embalagem vazia de agrotóxicos e de venenos domésticos, para transportar água ou alimentos. Procure saber na loja onde comprou o produto e pediu a factura (deve guardar e levar ao lojista quando devolver a embalagem vazia) como deve proceder com a embalagem vazia. A loja tem de receber de volta a embalagem.
Preparo de embalagens de agrotóxicos para reciclagem e incineração de resíduos biológicos.

A embalagem não pode ser despejada por aí. Tanto o produto como a embalagem vazia têm de ficar longe das crianças. Antes de comprar um veneno, procure informar-se sobre as maneiras alternativas de combate a insectos, pragas, doenças e mato, assim como quando se compra um medicamento perigoso que necessita de receita e de acompanhamento médico.

Entendeu? O que poderia fazer na sua casa, no seu terreno, na sua rua, na sua empresa, na sua comunidade para reduzir a produção de esgotos tóxicos e de lixo desejado por aí e o uso de venenos e de substâncias tóxicas ou que podem ser tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades, no seu bairro, na nossa cidade, no nosso concelho, no nosso País e no nosso mundo? O que pode fazer para sensibilizar os familiares e os colegas da comunidade para colaborar neste movimento contra o envenenamento global? Por exemplo, poderia reunir o pessoal e fazer o pedido ao vereador conhecido para que seja feita uma lei para a recolha de embalagens de venenos usados na cidade. Se tiver ideias ou já estiver fazendo algo, divulgue, discuta na sua comunidade. Não se omita!

Sem comentários: