terça-feira, 29 de julho de 2008

O tema do acampamento

Não vamos insistir na importância de um tema de Acampamento para os grupos etários 7-8 anos, 9-11 anos e 11-14 anos. Para estes jovens, o acampamento é, com efeito, um grande jogo cujo interesse é fortemente realçado pelo recurso ao imaginário. E é normal que sejam os próprios jovens a escolherem esse tema e participem intimamente na sua aplicação. Todavia, a equipa de educadores adultos deve estar consciente do alcance de um tema e das suas possibilidades concretas de aplicação.
A escolha do tema, algum tempo antes do acampamento, vai determinar todo o clima da preparação. É um estímulo que apela à imaginação das crianças/jovens, é a promessa de uma bela aventura, é o princípio de um período de espera febril. Evidentemente, as crianças/jovens terão tendência a propor temas que façam referência às tendências da moda, o que não é forçosamente incompatível com os valores escutistas. Em todo o caso, o tema escolhido deve evocar algo preciso para as crianças/jovens, permitir-lhes sonhar, estimular a criatividade. Para alcançar este resultado, é possível que os adultos tenham que fazer um certo trabalho de sensibilização prévia. 
Escolher um tema, é também comprometer-se na elaboração de um cenário, de uma mística. É preciso inserir no tema as actividades que permitirão às crianças/jovens agarrarem-se melhor ao jogo. Por exemplo, não são suficientes os trajes, um mastro totem e um tipi para se fazer um acampamento índio interessante; é preciso também uma história atraente à qual serão integradas festas, jogos, desportos, cerimónias, trocas, etc.
A escolha de um tema deve ter em conta alguns factores:
  • o tema deve estar em conformidade com os valores do escutismo. Não se atenderão temas que abram caminho à violência ou à vulgaridade. Coloquemos a questão: “este tema pode ser apresentado aos pais ou às autoridades do Movimento, sem causar sobressaltos?”
  • o tema deve ser adequado ao conjunto dos jovens. Um tema já utilizado em anos precedentes pode revelar-se aborrecido e desinteressante pelos mais velhos.
  • o tema deve permitir a integração de actividades variadas e coadunar-se bem com o enquadramento da vida comunitária ao ar livre.
  • o tema deve poder ser explorado facilmente: encontrar-se documentação de consulta para se fazerem os trajes, construir objectos característicos, encontrar nomes, imaginar actividades.
Alguns temas já deram provas de êxito, tanto pela sua capacidade de sedução como pelas possibilidades de exploração. Eis alguns: 

Verão
Índios
Astérix
Bíblia
Cavaleiros
Egípcios
Exploradores
Extraterrestres
Ciganos
Ilha do tesouro
Náufragos
Mosqueteiros
Perdidos no Espaço
Pré-história
Robin dos Bosques
Romanos
Estrunfes
Volta ao mundo em 7 dias
Ulisses (Odisseia)
Viagem no tempo
Inverno
À descoberta
Conquista do Pólo
Os esquimós
Jogos olímpicos de Inverno
Operação pinguim

Sem comentários: