quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Adaptações das aves

Cada ave está adaptada por forma a tirar partido do meio em que vive. Essas adaptações encontram-se até nas aves mais comuns, especialmente na forma do bico e das patas.
Os patos (em cima) nadam com as suas patas palmadas, mergulhando a cabeça na água em busca de alimentos. As limícolas (em baixo) têm patas compridas e remexem o lodo com o bico.
Os Andorinhões passam a maior parte da vida a voar e só muito raramente têm de se deslocar em terra. Possuem asas compridas e patas minúsculas, capturando insectos no ar enquanto voam com o bico aberto. 
Os Pica-paus têm um bico forte e batem com ele na casca das árvores, à procura de insectos. As patas têm dois dedos dirigidos para diante e dois para trás, permitindo-lhes subir pelos troncos com facilidade.  
Os Fringilídeos têm bicos curtos e grossos, próprios para comer sementes. Como acontece com outras aves de poleiro, as suas patas têm dedos fortes que se fecham automaticamente ao pousar, impedindo a ave de cair empurrada pelo vento enquanto dorme.  
As aves de rapina têm garras curvas, que utilizam na captura das presas. O bico é forte e adunco, servindo-lhes para arrancar pedaços de carne.

1 comentário:

Unknown disse...

mto obrigado,esse blog foi mto útil no meu dever de ciências.