terça-feira, 23 de setembro de 2008

Os Seguros

Algumas palavras acerca dos seguros. Primeiro que tudo é preciso dizer que os seguros não são nem de segurança nem de prevenção. Dito de outra maneira, não são as seguradoras que vão impedir que um acidente aconteça. Por outro lado não são os seguros que dizem o que se fazer ou o que não se fazer.
Às vezes acontece que os responsáveis se questionam na perspectiva de uma actividade que acarreta alguns riscos, “se é permitido pela seguradora…” Ora esta não é uma boa pergunta. O que é preciso questionar é se a actividade está de acordo com as leis e os regulamentos, tanto públicos como do Movimento escutista. Se as crianças/jovens têm toda a preparação requerida para a realizar, se o enquadramento será o adequado e se, verdadeiramente, estão prontos para reduzir os riscos ao mínimo. Com efeito, trata-se de se comportarem como adultos “responsáveis” que têm crianças/jovens à sua responsabilidade.
Dito isto, os seguros existem para garantir o pagamento das quantias que serão necessárias pagar devido a incidentes, acidentes ou prejuízos causados a alguém.

Distingue-se o seguro de responsabilidade civil, no caso de prejuízo a terceiros, do seguro de acidente, que paga as indemnizações às pessoas por alguns acidentes.
É importante reforçar que a Associação não assegura os bens dos seus membros e que um seguro de responsabilidade civil não dispensa os responsáveis adultos de verificarem sempre se os proprietários dos locais e dos bens que utilizam, estão também cobertos por uma apólice de seguro de responsabilidade civil.

Sem comentários: