sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Trabalho de laboratório

de DEBBIE GROSSMAN

A forma correcta de executar aquelas 10x15
Mesmo que você faça o máximo das suas impressões em casa, não há nada como pegar uma data de cópias num mini laboratório e vê-las a cada lâmpada a caminho de casa. E mesmo se você faça a maior parte das suas fotos com uma câmara de 8 megapixels em modo RAW, talvez você ainda deseje pequenas impressões para colar no seu frigorífico ou para dar aos amigos que estão sempre a pedir fotos.
Mas o que deveriam fazer os pró-conscienciosos, nomeadamente fotógrafos, fazer antes de tirar imagens digitais para um mini laboratório ou grande estabelecimento para impressão? 
Considere estas sugestões.

REDIMENSIONAR.
Utilizar uma câmara 8MP é bom quando você quer fazer grandes impressões, mas pode ser um desastre quando você estiver procurando por reproduções 10x15 a partir do mini laboratório. Se você estiver fotografando em RAW, o caminho mais rápido é fotografar em RAW mais pequenas JPEG. Dessa forma você pode fazer uma edição rápida dos seus favoritos, queimar as mais pequenas para um CD e dá-las. Se você está capturando apenas grandes JPEG’s, faça a utilização do Photoshop ou utilize a sua agenda para redimensioná-las para 10x15. 
CORTAR.
Você pode ter obtido o enquadramento certo, mas se você utilizou uma câmara apontar-e-disparar com o quadrado máximo do rácio de aspecto 4:3, as suas impressões irão ser cortadas quando você fizer 10x15. Então, vá até as suas imagens num navegador de imagem e confira os detalhes nas arestas que você não quer perder. Se você estiver no Photoshop, tire partido da opção Cortar para 10x15 e reframe a foto para manter aquilo que precisa. 
VERIFIQUE A COR.
Se você é um fotógrafo sério, há boas hipóteses de você ter disparado as suas imagens no modo Adobe RGB. Mas se você as mandar para o laboratório sob essa forma, você estará apto a obter resultados baços, de baixo contraste. Então, converte-as para sRGB primeiro. Para fazer isso, mude seu espaço de trabalho no Photoshop para sRGB e, em seguida, abra os arquivos, converte-as e guarde-as como arquivos sRGB sob um nome diferente. 
GRAVE COMO JPEG E QUEIME.
A maioria dos laboratórios não reconhecem arquivos que não são JPEG. Então, se você sair fora do RAW's, como você sabe, aqueles não serão impressos. Mas nem os TIFF’s ou GIF’s. Portanto, converta esses para JPEG’s 10x15 e, em seguida, queime-os para um CD. Nem todos os laboratórios aceitam DVD’s e resistem à pressa para despejar o cartão de memória! Claro, que é mais rápido, mas ao contrário de um CD, um cartão não é, nem barato nem facilmente substituído.

Sem comentários: