sábado, 30 de abril de 2011

Camuflado padrão Leaf/Woodland

O padrão "Leaf" (também chamado padrão ERDL - Engineer Research and evelopment Laboratory) geralmente refere-se ao padrão de camuflagem usado pelo US Army durante a guerra do Vietname, e ao muitos derivados que foram produzidos depois. O padrão original consiste em formas orgânicas acastanhadas e verde com ramos pretos num fundo verde-limão e recebeu a alcunha de "padrão folha" entre os GI's. O padrão Lowlands Leaf é essencialmente verde e é apropriado para a exuberantes regiões das terras baixas do Sudeste da Ásia enquanto que o padrão Highland Leaf é essencialmente castanho e apropriado para as rochosas, montanhosas regiões do do Sudeste da Ásia.

O padrão de camuflagem "Woodland" é directamente descendente do padrão Leaf original, notando-se mais uma recoloração do padrão original depois de o aumentar em 60%. Os padrões Woodland tendem a ter formas de espessa sobre-exposição e largas áreas de cores sólidas em comparação com o padrão Leaf.

Os seguintes países usaram o padrão Leaf/Woodland nos seus uniformes militares: Albânia, Afeganistão, Argentina, Arménia, Bolívia, Bósnia, Cambodja, Chile, China, Colômbia, Croácia, Chipre, República Checa, República Dominicana, Equador, Finlândia, Geórgia, Gana, Grécia, Guatemala, Guiné, Honduras, Irão, Iraque, Itália, Jordânia, Cazaquistão, Letónia, Líbano, Libéria, Luxemburgo, Macedónia, Malásia, Mali, México, Mianmar, Holanda, Nicarágua, Nigéria, Noruega, Palestina, Peru, Filipinas, Polónia, Portugal, Rússia, Ruanda, Senegal, Sérvia, Singapura, Eslováquia, Coreia do Sul, Sri Lanka, Síria, Tailândia, Turquia, Uganda, Venezuela, Vietname, Iémene e Zâmbia.
Forças Policiais Nepalesas
(Light Blue Greyish Woodland)
US Army
(US Woodland)

Sem comentários: