quinta-feira, 21 de abril de 2011

Edição de dados EXIF

Também existem programas que permitem editar a informação EXIF uma vez realizada a foto, ainda que haja informação que não pode modificar-se (ou pelo menos não deveria, por exemplo o número de série do corpo).

Por desgraça isto faz que o sistema EXIF não seja de todo fiável para demonstrar a autoria de uma foto, ainda que o possuidor de uma imagem RAW com a sua correspondente informação EXIF tem bastantes mais possibilidades de fazê-lo.
Configura alguns dos teus dados EXIF, 
como o nome do fotógrafo
Por último recordamos que há campos parametrizáveis na câmara, como por exemplo o nome do proprietário. Portanto, ao comprar uma câmara um dos primeiros passos que deveríamos dar é ler o manual e comprovar se se pode configurar este dado na câmara e que assim fique registado em cada foto que se realize com ela. Por exemplo a câmara Canon 400D permite configurá-lo ligando a câmara a um PC e utilizando o software da Canon que traz de fábrica. Isto é especialmente importante se comprou uma câmara de segunda mão, já que poderá conter informação do anterior dono nestes campos.

Sem comentários: