quinta-feira, 28 de abril de 2011

Raw

O Raw é o formato que utilizam as câmaras DSLR para armazenar as fotografías. É um formato diferente do JPG.
Para entender bem as diferenças entre RAW e JPG vamos explicar como é o processo de fazer uma fotografia digital mais ou menos em detalhe em ambos os formatos. Assim custar-nos-à muito menos entender exactamente o que é isto do formato RAW, assim como as suas vantagens e desvantagens. 

Em JPG seguem-se os seguintes passos:
 
  1. O fotógrafo ajusta os parâmetros da sua câmara, compõe uma cena e dispara. 
  2. O sensor da câmara capta a imagem que o fotógrafo compôs, converte-a num formato digital (zeros e uns) e envia a dita imagem ao processador de imagem. 
  3. O processador de imagem utiliza os parâmetros que tem nesse momento a câmara e os aplica à foto (ajuste de brancos, sub/sobre-exposição, contraste, nitidez, etc…). Depois converte esta imagem num ficheiro comprimido JPG, com a sua consequente perda de qualidade. 
  4. O ficheiro JPG armazena-se no cartão de memória.
No RAW seguem-se os seguintes passos:
  1. O fotógrafo ajusta os parâmetros da sua câmara, compõe uma cena e dispara.
  2. O sensor da câmara capta a imagem que o fotógrafo compôs, converte-a em formato digital (zeros e uns) e envía a dita imagem ao processador de imagem.
  3. O processador de imagem guarda num único ficheiro RAW por um lado a imagem tal como a enviou o sensor e por outro lado um resumo dos parâmetros que tinha a câmara nesse momento. O ficheiro RAW vai comprimido, ainda que o seu nível de compressão seja muito menor que em JPG porque se faz sem perda de qualidade.
  4. O ficheiro RAW armazena-se no cartão de memória.
  5. Num computador, com um programa de processamento de RAW's se toma do ficheiro RAW a imagem que captou o sensor e se lhe aplicam por software os mesmos ajustes que tinha a câmara no momento do disparo (que como tínhamos dito estavam também guardados no RAW). Sem dúvida, o processador de RAW's câmara ao processar a imagem. Assim se ultrapassa o ajuste da câmara. Uma vez ajustado pode-se converter em outro formato de imagens qualquer (JPG ou outros).

Sem comentários: