EXIF são as abreviaturas de Exchangeable image file format. É um standard criado para armazenar metadados das fotos feitas com câmaras digitais.
Isto significa que os dados EXIF contém informação relativa à própria imagem e a como foi tirada. Isto, seja em formato JPG ou RAW.
Deste modo poderemos saber à posteriori quem, como, quando e com que câmara se realizou uma foto. Ainda que os dados básicos possam visualizar-se no ecrã da câmara para ver toda a informação armazenada utilizaremos um programa num computador.
E que informação se guarda nos dados EXIF?
A informação que recolhe este formato é relativa a:
A informação que recolhe este formato é relativa a:
- A câmara com a qual se realizou a foto (marca, modelo, número de série, versão do firmware);
Os parâmetros do disparo (abertura de diafragma, sensibilidade, distância focal, ajuste de brancos);
Modos do disparo (Av, Tv, Manual, com flash ou sem flash, medição de luz); - Características da foto (tamanho, espaço de cor, execução e hora);
- Parâmetros configuráveis na câmara (nome do proprietário do corpo);
- Informação de geoposicionamiento.
Ainda que EXIF seja um standard independente das marcas, estas armazenam informação diferente. Por exemplo alguns modelos da Nikon costumam armazenar, a modo de conta-quilómetros, o número absoluto de fotos que realizou o corpo. Igualmente, ao guardar informação que pode depender do modelo da câmara, a informação entre umas e outras pode variar (por exemplo, o programa utilizado: paisagens, retratos, etc…).
Os dados EXIF podem-se ler praticamente com qualquer editor ou visor de fotos. Uns mostram informação mais ou menos detalhada. No Photoshop podemos ler esta informação no menu Arquivo/Informação de arquivo. Na figura anterior podemos ver os dados EXIF de uma foto tirada com uma Canon 400D e lida com o programa ACDsee.
Sem comentários:
Enviar um comentário