quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os processadores

Muita coisa mudou depois dos processadores Pentium II e K6-2. Nunca novos processadores e padrões foram lançados tão rápido. Boa parte do crédito pode ser dado à AMD que vem mantendo uma forte concorrência, obrigando a Intel a baixar preços e antecipar lançamentos para manter sua posição de liderança.
O Pentium II e Celeron foram substituídos pelos processadores Pentium III e Celeron com core Coppermine. Mais recentemente, foi feita uma nova mudança, e ambos passaram a ser produzidos usando o core Tualatin, de 0.13 mícron.
O Pentium 4 surgiu e já foi substituído por uma versão mais moderna, o Pentium 4 Northwood, também fabricado numa arquitectura de 0.13 mícron. 
Depois do K6-2, a AMD atacou com o Athlon, que foi produzido em várias arquitecturas. A versão original (K7) foi substituída por uma arquitectura de 0.18 mícron (K75) e em seguida pelo Athlon Thunderbird, que deu origem também ao Duron.
Em seguida, a família Athlon se ramificou. Surgiram o Athlon 4, Athlon MP e Athlon XP, todos baseados no core Palomino. O Duron também evoluiu, os actuais utilizam o core Morgan, ou pouco mais rápido que o anterior.
Como se não bastasse, começaram a surgir os processadores de 64 bits, que eventualmente os substituirão, junto com várias tecnologias que prometem para o futuro. A história ainda não acabou.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: