terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fotografia turística


O turismo é parte fundamental no desenvolvimento económico de muitos países. Segundo os dados da ANA (Aeroportos de Portugal), em Julho e Agosto desembarcaram três milhões de passageiros nos aeroportos nacionais: a grande maioria turistas que vieram passar férias e, claro, registar em fotos todos os momentos. Comparemos, então, a evolução do mercado nacional  de câmaras fotográficas, em valor, com a receita obtida por Portuga com o turismo (aquisição de bens e serviços - fonte: Banco de Portugal), em 2009.

Pouco mais de 21 por cento da facturação anual do mercado de máquinas fotográficas foi feita em Julho e Agosto, período em que se verifica maior afluência de turistas. Na mesma altura do ano registaram-se também os dois picos mais importantes da receita de Portugal com o turismo. Apesar de Agosto ser o mês mais forte da receita turística, não o  é em valor para o mercado das máquinas fotográficas, uma vez que, neste mês, a grande maioria fez a sua compra. Não deixa, no entanto, de ser um mês forte: afina sempre alguém que, em plenas férias, se esqueceu da sua câmara ou, simplesmente, aposta na compra de uma mais actual. Verifica-se, então, que a evolução de ambas as variáveis do gráfico é similar na maioria dos meses, coincidindo a entrada de turistas em Portugal com o grande número de vendas de máquinas fotográficas, em especial nos meses de Verão.

in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010

Sem comentários: