O turismo é parte fundamental no desenvolvimento económico
de muitos países. Segundo os dados da ANA (Aeroportos de Portugal), só em Julho e Agosto desembarcaram três milhões de passageiros nos aeroportos nacionais: a grande maioria turistas que vieram passar férias
e, claro, registar em fotos todos os momentos. Comparemos, então, a evolução
do mercado nacional de câmaras fotográficas, em valor, com a receita obtida por Portugal com o turismo
(aquisição de bens e serviços - fonte: Banco de Portugal), em 2009.
Pouco mais de 21 por cento da facturação anual do mercado de máquinas fotográficas foi feita em Julho e Agosto, período em que se verifica maior afluência de turistas. Na mesma altura do ano registaram-se também os dois picos mais importantes
da receita de Portugal com o turismo.
Apesar de Agosto ser o mês mais forte da receita turística, não o é em valor para o mercado das máquinas fotográficas, uma vez que, neste mês, a grande maioria já fez a sua compra.
Não deixa, no entanto,
de ser um mês forte: afinal há sempre alguém que, em plenas férias,
se esqueceu da sua câmara ou, simplesmente,
aposta na compra de uma mais actual. Verifica-se, então, que a evolução de ambas as variáveis do gráfico é similar na maioria dos meses, coincidindo a entrada de turistas
em Portugal com o grande número de vendas de máquinas fotográficas, em especial nos meses de Verão.
in O Mundo da Fotografia Digital - Junho 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário