quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Viajar em avião... Com armas.

São muitos os que se surpreendem quando lhes dizes que empreendes uma grande viagem de avião junto com a tua querida arma (pistola, caçadeira ou carabina). A pergunta é sempre a mesma! Isso pode-se fazer? Sabes como?

Não é nada estranho, pois qualquer cidadão que viaje de avião esta exposto quer goste ou não aos obrigatórios controles de segurança, onde a sua dureza chega em ocasiões ao extremo do absurdo… tens que deixar todas as tuas coisas numa bandeja, e passar debaixo de um arco detector de metais, enquanto todos os teus objectos de mão passam por um scanner debaixo da atenta observação de um vigilante… Em certas ocasiões fazem-te inclusive descalçar, e se estás com sorte podem revistar-te como se fosses um autêntico meliante.

Assim depois de tanto controlo é normal que as pessoas vejam como raro isso de viajar com armas, mas na verdade é que é algo muito habitual entre atiradores desportivos e caçadores, para quem a sua arma é uma parte fundamental do seu equipamento. Isso apesar de o transporte de armas a bordo de um avião só se poder fazer no porão, como bagagem paga e unicamente depois de ter comprido previamente uma série de requisitos. Em nenhum caso é permitido transportar-las pessoalmente nem na bagagem de mão, nem na cabina de passageiros. Além disso a munição tem que transportar-se numa mala de segurança separada da arma, e o seu peso não pode ser superior aos 5 quilogramas, incluindo a mala.

Para poder viajar com as suas armas, só tem que ter em atenção algumas coisas…
 
PRIMEIRO: Se o seu destino é o território nacional (atenção que este artigo é de origem espanhola) a documentação básica é suficiente (DNI, Licença de Armas e Guia de Propriedade). Se é com destino a um país da UE, tens que dispor além do anterior, também do Cartão Europeu de Armas de Fogo, esse cartão de cor verde devidamente preenchido e selado.

Se é outro o destino, o melhor é consultar primeiro a Embaixada ou o Consulado do país que queres visitar para solicitar toda a informação referente à posse, circulação e uso de armas de fogo nesse país. Há países como o UK nos quais tens que solicitar previamente à viagem um visto de visitante, com o qual te permitirão poder entrar com a tua arma no seu país. Cuidado se o teu voo tem escalas, já que podes ter alguma surpresa desagradável se passas por países muito restritivos.

SEGUNDO: Algumas companhias aéreas proíbem expressamente o transporte de armas e outras o permitem com prévio aviso e pagamento taxas especiais. Tens que procurar uma companhia que te permita levar as tuas armas, geralmente como equipamento desportivo, e ver que taxas tens de pagar. Informa-te bem e evitarás surpresas, pensa que há companhias que pagas mais por levar a arma do que pelo próprio bilhete. Dependendo da companhia pode-se pagar desde os 25 aos 150 euros por arma e trajecto.

Começa a tua experiência, a primeira vez, como em outras coisas desta vida é como uma grande aventura, toma-te tempo, pensa que em caso de levar armas as companhias recomendam fazê-lo com um mínimo de duas horas de antecedência. Com base na prática chega a tornar-se algo habitual e monótono, chegando inclusive a saberes mais tu que o pessoal do aeroporto.

- Chegamos ao aeroporto, e vamos directamente à Intervenção de Armas da Guarda Civil, ali deveremos apresentar-nos para a sua inspecção com as armas num estojo, e as munições em outra mala rígida independente. Ali deveremos preencher o impresso 790, e pagar a taxa referente à autorização de transporte de armas, para o ano 2011 são 3,61 euros no conceito de “Guias de circulação e transporte nacional e transporte aéreo nacional o estrangeiro”. É muito importante para a tua comodidade levar de casa este impresso já preenchido ter ter pagado o seu custo, em certas ocasiões não é fácil encontrar um banco no aeroporto onde se possa efectuar o pagamento. Depois da inspecção de armas, munição e documentação entregam-te duas cópias da “Autorização de transporte aéreo de armas”. Uma delas irá no estojo junto à arma, e a outra deverá apresentar-se no balcão de chek-in.

Nesse momento as malas serão precintadas pela Guarda Civil com o “ZZ”, uma peculiar cinta laranja de segurança, que indica o tratamento especial que tem que receber a tua bagagem.

- Vamos ao balcão de chek-in da companhia aérea com a qual vamos viajar, ali apresentamos o nosso bilhete, DNI / Passaporte, autorização de transporte e as nossas armas. Nesse momento se ainda não pagámos as taxas à companhia aérea é quando as cobram. A partir desse momento o pessoal de terra da tua companhia se encarregará já do nosso “ZZ”. Quando muito teremos que as acompanhar até passar um último controlo de segurança de bagagem especial.

Se não quiseres surpresas, não é demais perguntar antes de partir ao comissário de bordo se o teu “ZZ” está carregado no porão, e ao chegar ao destino, fazer o mesmo ao responsável de terra…não será a primeira vez que um rifle empreende de novo uma viagem de volta sem o seu proprietário. Pensa que as armas por normativa viajam num porão diferente do da bagagem, e com a rapidez com que algumas companhias operam os seus voos, isto pode acontecer.

- À chegada ao ponto de destino, geralmente uma pessoa da equipa de terra, sairá com as tuas armas e te acompanhará até à alfandega, onde deverás formalizar todos os trâmites pertinentes ante os agentes da ordem.

- Ao regressar da tua viagem, uma vez tendo aterrado e recolhido a tua bagagem, deverás dirigir-te directamente à Intervenção de Armas da Guarda Civil do aeroporto, onde a companhia aérea depositará as armas e munições para que as possas levantar, depois da sua análise perante os agentes, ser-te-ão entregues sem mais problemas.

Já sabes, se és um atirador desportivo ou um caçador, o avião é uma opção muito boa nos dias de hoje para nos movermos pelo mundo com as nossas armas, além disso se fazes as reservas com tempo podes encontrar preços de verdadeiros saldos. Sorte.
 
NOTA: Apesar da aprovação pela Comissão Europeia no passado dia 04 de Março do Regulamento 185/2010 em que se inclui a munição na lista de artigos proibidos de carregar no porão, em Espanha continuará a autorizar-se os atiradores desportivos e caçadores a poderem viajar em avião com a sua própria munição, tal como admitem outros países europeus ao ser considerada esta parte do seu equipamento desportivo.

in Armas Adictos

PS: Atenção que o artigo original é escrito ao abrigo dos regulamentos em vigor em Espanha! Poderão existir alterações significativas nos procedimentos a realizar em Portugal!

1 comentário:

loja de armas online disse...

Não deixa de ser interessante esta situação verificada nos aeroportos.