sábado, 3 de setembro de 2011

Hypsugo savii, Morcego de Savi

Taxonomia
Mammalia,  Chiroptera,  Vespertilionidae.

Tipo de ocorrência
Residente.
 
Classificação
INFORMAÇÃO  INSUFICIENTE  -  DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção nomeadamente  quanto  à  redução  do  tamanho  da  população  e  à  dimensão  da extensão de ocorrência e da área de ocupação.
 
Distribuição 
Esta espécie ocorre desde o Sul da Europa e Noroeste Africano até à Mongólia; possivelmente,  ocorre  até  ao  Japão  e  Birmânia,  se  se  incluírem  nesta  espécie algumas  formas  orientais  de  estatuto  taxonómico  pouco  claro.  Também  está presente nas Ilhas Canárias e de Cabo Verde (Masson 1999).

Em Portugal, tem sido encontrado em regiões montanhosas do Centro e Norte, mas é provável que exista também no Sul do país (Palmeirim et al. 1999).

População
Em Portugal, o morcego de Savi é pouco abundante podendo, no entanto, ser considerado como localmente comum (Palmeirim et al. 1999). Do mesmo modo, em  Espanha,  França e  Itália,  é  relativamente  comum  nos  habitats  adequados (Masson 1999).

Em Portugal é uma das espécies mais difíceis de encontrar, o que resulta numa escassez de  dados  que  impede  a  avaliação  da  tendência  populacional.

Habitat
De hábitos fissurícolas, esta espécie procura abrigo em fendas de rochas ou de edifícios. 

Abriga-se  também  sob  a  casca  de  árvores  ou,  mais  raramente,  em cavidades  subterrâneas  (Masson  1999).

Voa relativamente alto, caçando sobre o copado das árvores, junto a falésias costeiras ou em zonas montanhosas (Ahlén 1990). Caça também em torno da iluminação  pública  (Ahlén  1990).

Factores de Ameaça
Em Portugal, não estão identificadas as ameaças concretas a esta espécie. No entanto,  o uso  generalizado  de  pesticidas  poderá  ser  uma  ameaça,  dado  que pode causar a diminuição da diversidade de presas e a contaminação dos morcegos por ingestão de insectos contaminados.

A recuperação de edifícios antigos e a desflorestação podem também conduzir à morte de indivíduos e à redução da disponibilidade de abrigos.

Medidas de Conservação
Sendo uma espécie pouco conhecida no nosso país, a sua conservação passa pelo esclarecimento do efectivo populacional e distribuição e pela realização de estudos  de biologia  necessários  para  avaliar  tendências  e  planear  medidas  de conservação.

A protecção de falésias e de zonas de montanha, a racionalização do uso de pesticidas  e  a  realização  de  acções  de  sensibilização  poderão  também  beneficiar esta  espécie.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: